O quatro de agremiações associadas à Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) pode ganhar um novo integrante na manhã desta quarta-feira (15/3). A entidade local realiza Assembleia Geral Extraordinária, com a participação de todos os clubes candangos atualmente aptos, para apreciar o pedido de filiação do Canaã Esporte Clube. Fundado na Bahia em 2018, a equipe iniciou os trâmites para abrir uma filial e ter condições de disputar torneios na capital.
Inicialmente, a ideia do Canaã é começar a trajetória atuando nos torneios de base do Campeonato Candango. Ligado à Igreja Universal, o clube seguiu a mesma premissa quando começou na Bahia e chegou a se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022. A equipe parou apenas nas oitavas de final. Na campanha, inclusive, a equipe bateu de frente e eliminou o Real Brasília. A missão, agora, é repetir a fórmula de sucesso no Distrito Federal.
Para isso, porém, o clube precisa cumprir todo o rito de filiação previsto no estatuto da federação candanga e passar pelo crivo de avaliação dos possíveis futuros adversários em âmbito local. O primeiro passo foi justamente apresentar o pedido para integrar o quadro associativo. Com isso em mãos, a FFDF publicou, em 27 de fevereiro, o edital de convocação. O documento foi enviado às demais equipes e disponibilizado no site da entidade.
O segundo passo envolve a reunião desta quarta-feira (15/3). Nela, os 36 clubes filiados à FFDF (são 25 profissionais e outros 11 amadores) vão deliberar e discutir a possível aprovação do Canaã. Segundo o presidente Daniel Vasconcelos, em contato com o Correio, o clube será considerado apto se receber a aprovação de uma maioria simples. Ou seja, 19 equipes teriam de avalizar a entrada da nova equipe no quadro do futebol do Distrito Federal.
A primeira chamada da reunião, marcada para ocorrer na sede da entidade, na Asa Sul, está marcada para 9h30. Se neste horário não houver quórum previsto em estatuto, haverá uma nova convocação trinta minutos depois, às 10h. Se chegar nesta fase, o debate entre os clubes começa com qualquer número de presidentes das equipes representadas.
Para entrar na lista de filiados da FFDF, o Canaã Esporte Clube precisará, ainda, bancar uma taxa financeira considerável. O valor exigido pela entidade para incluir novas equipes nas disputas locais é de 600 salários mínimos. No cenário atual, a quantia corresponde a R$ 792 mil. A agremiação, entretanto, vai precisar arcar com essa obrigação apenas se obtiver aprovação dos outros 36 filiados da entidade organizadora do futebol candango.
Peneira em Planaltina-GO
Enquanto atravessa o processo interno de filiação da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), o Canaã Esporte Clube iniciou uma aproximação com a capital. Em 4 de março, o time realizou uma peneira em Planaltina de Goiás, cidade do entorno brasiliense. A captação de jovens talentos foi no Estádio Municipal da região. Ao todo, oito jogadores entre 12 e 17 anos foram selecionados para integrar os times de base do Vento Forte.
Veja, na íntegra, o edital de convocação publicado pela FFDF
O Presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal, no uso das suas atribuições que lhe conferem os artigos, 15, 17 e 29, alínea 10, do estatuto desta entidade, convoca a todos os clubes filiados, através dos seus respectivos Presidentes, para, na sede desta Federação, participarem da Assembleia Geral Extraordinária desta agremiação, a ser realizada no dia 15 do próximo mês de março, às 9h30min, em primeira chamada. Não havendo quórum estatutário nesse horário, a reunião será realizada, trinta minutos após, em segunda chamada, com qualquer número de filiados presentes, conforme determina o estatuto, com a seguinte ordem do dia: apresentação, debate e deliberação acerca do pedido de filiação apresentado pela entidade de prática de futebol Canaã Esporte Clube.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.