Esportes olímpicos

João Chianca, o "Chumbinho", vence etapa portuguesa no Mundial de Surf

O surfista fluminense bateu Jack Robinson para levar a melhor na etapa de Supertubos, a terceira da competição

Vinicius Doria
postado em 14/03/2023 14:41 / atualizado em 14/03/2023 16:28
 (crédito: Twitter/WSLBrasil)
(crédito: Twitter/WSLBrasil)

O Brasil saiu vitorioso na terceira etapa do Circuito Mundial de Surf, na World Surf League (WSL). João Chianca, mais conhecido como "Chumbinho", de apenas 22 anos, venceu, nesta terça-feira (14/3), a etapa de Supertubos, em Peniche, Portugal. O atleta nascido em Saquarema, no Rio de Janeiro, venceu o líder do ranking, o australiano Jack Robinson.

A final contou com desempenho impecável do brasileiro: emendou uma série de tubos que levantou a torcida na praia. Fez três ondas consideradas excelentes, acima de 8 pontos - a melhor rendeu 9,07, a maior nota da bateria. Nem o 8,97 conquistado pelo australiano faltando três minutos para o fim da bateria foram suficientes para tirar a diferença do brasileiro.

A tempestade brasileira segue se renovando e sinalizando muitos anos de domínio pela frente. Com a vitória, "Chumbinho" ultrapassa Filipe Toledo e assume a vice-liderança do ranking mundial, atrás apenas do próprio Jack Robinson. A próxima etapa será em Bells Beach, na Austrália, a partir de 4 de abril.

Outros brasileiros também se destacaram nesta fase: Yago Dora caiu nas semifinais e Samuel Pupo, nas quartas. O campeão olímpico, Italo Ferreira, o ex-campeão mundial Gabriel Medina e Caio Ibeli não passaram das oitavas de final. A surpresa foi de autoria do atual campeão mundial, Filipe Toledo, eliminado nas primeiras baterias.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE