CAMPEONATO CARIOCA

Flamengo vence o Vasco e jogará por empate para ir à final do Carioca

Nos primeiros 90 minutos da semifinal do estadual do Rio de Janeiro, rivais abusaram dos erros defensivos. Mais efetivo no ataque, time rubro-negro venceu, por 3 x 2, e joga por qualquer igualdade, no domingo (19/3), para se classificar à decisão

Danilo Queiroz
postado em 13/03/2023 23:29 / atualizado em 13/03/2023 23:37
 (crédito: Paula Reis/Flamengo)
(crédito: Paula Reis/Flamengo)

O Flamengo inverteu a vantagem do Vasco nas semifinais do Campeonato Carioca. Na noite desta segunda-feira (13/3), os rivais jogaram os primeiros 90 minutos do clássico decisivo, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Em duelo bastante movimentado, com reviravoltas e erros defensivos dos dois lados, o rubro-negro conseguiu ser mais eficaz e venceu por 3 x 2. Agora, na partida de volta, marcada para domingo (19/3), os flamenguistas têm a igualdade a favor para chegarem nas semifinais.

O resultado quebrou uma série de derrotas do Flamengo em jogos importantes. Em crise com o vice da Recopa e os tropeços contra Vasco e Fluminense, o rubro-negro entrou em campo pressionado por resultados e desempenho. O time de Vítor Pereira não foi perfeito em nova atuação com três zagueiros, mas teve mais constância em relação aos últimos compromissos e fez o suficiente para bater o rival cruzmaltino, mesmo com a defesa batendo cabeça em vários momentos do jogo no Maracanã.

Jogando por dois resultados iguais, o Vasco utilizou uma estratégia parecida a aplicada na vitória contra o rubro-negro na primeira fase, por 1 x 0. Mesmo saindo na frente, o time cruzmaltino, porém, também pecou em momentos decisivos no setor defensivo. No ataque, a equipe de Maurício Barbieri teve menos oportunidades em relação ao rival. O resultado poderia ter sido melhor se os vascaínos, por exemplo, tivessem aproveitado pelo menos dois momentos de indefinição da zaga rival.

O Vasco segue em vantagem diante do Flamengo nas semifinais do Campeonato Carioca. Na noite desta segunda-feira (13/3), os rivais jogaram os primeiros 90 minutos do clássico decisivo, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Em duelo movimentado, de reviravoltas e com distribuição de erros dos dois lados, rubro-negros e cruzmaltinos empataram por 2 x 2. Com direito de atuarem por resultados iguais, os vascaínos

Erro para lá e para cá

O primeiro tempo do Flamengo não foi perfeito. Repetindo a formação com três zagueiros, Vítor Pereira viu o time ceder espaço entre as linhas de defesa e de meio-campo. O Vasco, porém, abriu o placar em um erro de fundamento. Aos 10 minutos, Rodrigo Caio cortou a bola para cima e Gabriel Pec, sem deixar pingar no chão, chutou no canto esquerdo e inaugurou o placar no Maracanã. Após o golpe, o rubro-negro seguiu com a bola, mas com dificuldades de infiltrar a marcação rival.

O fôlego flamenguista renasceu em um lance de técnica rara. Aos 25, a zaga do Vasco afastou cruzamento e Arrascaeta, sem deixar cair, mandou um chutaço, sem chance para Léo Jardim. Quatro minutos depois, Léo Pelé marcou para o cruzmaltino, mas o zagueiro estava impedido e o lance foi anulado. Com mais posse, o Flamengo girava em busca de espaço, que surgiu em erro vascaíno. Com 41, Capasso foi sair jogando e deu a bola no pé de Pedro. O camisa nove não vacilou e virou o jogo.

Fla garante triunfo

A etapa final começou aberta e com espaço para os dois lados criarem, mas a imprecisão na troca de passes, entretanto, atrapalhava as ações ofensivas de Flamengo e Vasco. Aos 13 minutos, o cruzmaltino fez tudo certo. Em contra-ataque de velocidade, a zaga rubro-negra marcou de longe e Pedro Raul cruzou para Alex Teixeira empatar: 2 x 2. O gol sofrido fez o Flamengo voltar a ter mais posse. O lance do terceiro gol, porém, surgiu em um lance de bola parada.

Arrascaeta levantou na segunda trave, a linha defensiva do Vasco não cortou e Fabrício Bruno, rente à trave, empurrou para o gol. Em desvantagem, o cruzmaltino manteve as dificuldades de criação. O Flamengo teve outras boas chances. Em uma delas, Pedro exigiu grande defesa de Léo Jardim. Com os times cansados, os espaços voltaram a surgir, mas nenhum time apresentava condições de imprimir velocidade. Nos acréscimos, o rubro-negro Matheus Gonçalves foi expulso, mas isso não alterou o placar.

Panorama do clássico

Com a vitória por 3 x 2, quem fica em melhor condições de classificação é o Flamengo. Qualquer empate basta para o rubro-negro voltar à final do Campeonato Carioca. O Vasco mantém a vantagem dos resultados iguais conquistada na primeira fase do torneio. Dessa forma, qualquer vitória simples basta para o cruzmaltino chegar na decisão estadual. Os rivais se enfrentam outra vez no próximo domingo (19/3), às 18h, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Ficha técnica

Flamengo 3 x 2 Vasco
Campeonato Carioca - Semifinal (ida)
Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

FLAMENGO
Santos; Fabrício Bruno, Rodrigo Caio e Pablo; Matheuzinho (Matheus França), Thiago Maia, Vidal (Everton Ribeiro) e Ayrton Lucas (Everton Cebolinha); Arrascaeta, Gabi (Matheus Gonçalves) e Pedro. Técnico: Vítor Pereira
Gols: Arrascaeta, Pedro e Fabrício Bruno
Cartões amarelos: Pablo, Matheuzinho, Matheus Gonçalves e Pedro
Cartão vermelho: Matheus Gonçalves e Marinho

VASCO
Léo Jardim; Puma Rodríguez, Capasso, Léo Pelé e Lucas Piton; Jair (Nenê), Galarza (Marlon Gomes) e Andrey Santos (Rodrigo); Alex Teixeira (Figueiredo); Gabriel Pec (Erick Marcus) e Pedro Raul. Técnico: Maurício Barbieri
Gols: Gabriel Pec e Alex Teixeira
Cartões amarelos: Lucas Piton, Galarza, Figueiredo e Pedro Raul

Público e renda: R$ 45.093 e R$2.809.362,50

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE