Copa do Brasil

Mal nos estaduais, Botafogo e Santos têm em risco vagas nacionais em 2024

A próxima edição da Copa do Brasil pode contar sem os alvinegros devido ao novo método adotado pela CBF para a definição das vagas

Paulo Martins*
postado em 09/03/2023 14:29
 (crédito: Vitor Silva/Botafogo)
(crédito: Vitor Silva/Botafogo)

As eliminações precoces de dois clubes considerados grandes no cenário nacional na primeira fase dos estaduais podem excluir representantes de peso da edição de 2024 da Copa do Brasil. Trata-se de Botafogo e Santos, com quedas confirmadas na etapa inicial dos campeonatos Carioca e Paulista, respectivamente. O efeito próximo pode fazer ambas formações perderem não só as vagas como o dinheiro da participação no torneio nacional.

Isto porque a definição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) considera, a partir do ano que vem, apenas os campeonatos estaduais como classificação para as fases iniciais do certame, incluindo, posteriormente, clubes participantes da Libertadores, além dos campeões da Copa Verde, da Copa do Nordeste e da Série B. Os alvinegros fecharam a última edição do Campeonato Brasileiro na zona da Copa Sul-Americana.

Neste ano, entretanto, o começo foi abaixo das expectativas para os dois gigantes nacionais em seus estados. O primeiro a cair foi o Santos, com confirmação na rodada final da fase de grupos do Paulistão, disputada no último domingo (5/3). Durante as 12 partidas, o time comandado por Odair Hellmann chegou a ter uma seca de cinco jogos sem vencer, entre a 2ª e a 6ª rodadas, além de flertar com o rebaixamento pelo terceiro ano seguido.

O Botafogo, por sua vez, até contou com a ajuda do Boavista, que empatou com o Volta Redonda, concorrente direto pela vaga, na noite desta quarta-feira (8/3), mas caiu, vexatoriamente, para a Portuguesa, por 1 x 0, ficando de fora das semifinais do Cariocão. Além da bronca da torcida por reforços, o desempenho em clássicos, com uma vitória e duas derrotas, tirou o nível da equipe de Luís Castro, que balança no cargo.

Portanto, caso queiram integrar à copa milionária — na competição que mais paga em todo o futebol brasileiro —, santistas e botafoguenses devem reagir na Série A para terem maiores chances, uma vez que o título da Copa do Brasil, além de exclusivo, tem um caminho que exige resistência e regularidade, fatores ausentes nos times em questão, no momento. O desafio de ambos na elite nacional começa no dia 16 de abril: o Glorioso recebe o São Paulo, no Rio de Janeiro, enquanto o Peixe vai a Porto Alegre para encarar o Grêmio.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE