Liga Europa

Oitavas de final da Europa League começam nesta quinta-feira (9/3)

Promissoras e elétricas, as chaves do secundário certame europeu prometem correspondência às altas expectativas

Paulo Martins*
postado em 08/03/2023 16:09
Vivendo grande fase com a liderança da Premier League, Arsenal vira a chave para o confronto diante do Sporting Clube de Portugal, pela Liga Europa -  (crédito: AFP)
Vivendo grande fase com a liderança da Premier League, Arsenal vira a chave para o confronto diante do Sporting Clube de Portugal, pela Liga Europa - (crédito: AFP)

Em nível, a temporada 2022/2023 da Liga Europa tem a promessa de ser a maior de todos os tempos. Além dos clubes presentes, e restantes, as emoções seguem a forte ritmo na segunda competição mais importante do Velho Continente. Nesta quinta-feira (9/3), mais um capítulo desta história acontecerá, com os jogos de ida da fase oitavas de final.

Passado o play-in — comprovadamente, um sucesso —, os times que lutam pelo troféu passam a se enfrentar no mais alto ponto futebolístico, com a participação dos vencedores dos grupos. Vale lembrar que, assim como nesta fase, as quartas e as semifinais também serão sorteadas. Confira, agora, o melhor dos oito duelos da Europa League.

O mais pesado confronto de camisas desta etapa, sem lugar a dúvidas, é entre Sporting e Arsenal. Os Leões portugueses ainda buscam um maior sentido para a temporada, com uma disputa não tão competitiva no cenário nacional justamente diante de ninguém menos que o líder da Premier League. Para isso, o time de Lisboa deve fazer valer a força do Estádio José Alvalade no jogo de ida, se quiser seguir no campeonato.

Uma outra batalha interessante, sobretudo na ida, é entre Manchester United e Real Betis. Os Red Devils buscarão uma resposta aos 7 x 0 sofridos contra o Liverpool, pelo Campeonato Inglês, diante do clube que bateu o Real Madrid em La Liga, colocando os merengues em crise. A pressão tende a ser maior sobre os britânicos, por jogarem em Old Trafford, com a torcida atenta à queda após a significante classificação frente ao Barcelona.

Duas forças interessantes também se enfrentam no Juventus e Freiburg. O consistente time alemão certamente dará mais trabalho em relação ao Nantes, vítima da Velha Senhora na etapa anterior. Isto, por si só, é motivo de alerta para os italianos, que precisam mostrar melhor atuação diante de seu torcedor em Turim, no Allianz Stadium, pois os germânicos não são os obrigados a se classificarem.

Outro time do “Calcio” a se complicar para superar o play-in foi a Roma. Os giallorossi passaram de virada contra o Red Bull Salzburg e terão desafio apertado diante da Real Sociedad. Um efeito a favor dos comandados de José Mourinho pode ser uma vantagem construída no Estádio Olímpico.

De técnicos consagrados, passamos a dois nomes com passagem recente no futebol brasileiro: com Jorge Sampaoli e Jorge Jesus nos bancos de reservas de Sevilla e Fenerbahçe, é possível aguardar um bom confronto nos 180 minutos. A primeira metade será disputada no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, casa dos andaluzes e do primeiro de dois bons confrontos.

Na chave da União, dois times homônimos começam uma grande decisão pela vaga nas quartas. Surpresas da competição, Union Berlim e Union Saint-Gilloise iniciam a batalha no Alte Foersterei, na capital alemã. Enquanto os germânicos vêm de grande classificação frente ao Ajax, os belgas tentam superar a campanha dos rivais do Club Brugge, eliminado nesta instância da atual Liga dos Campeões.

Ainda na Alemanha, o Bayer Leverkusen espera por vida menos difícil nos compromissos contra o Ferencváros. Os húngaros buscam fazer barulho e surpreender, mas terão complicações na BayArena, sobretudo após o avanço infartante dos mandantes contra o Mônaco, fora de casa, nos pênaltis.

O outro classificado desde a marca penal na segunda fase foi o Shakhtar Donetsk. O clube ucraniano jogará em Varsóvia, novamente, na ida de uma chave eliminatória desta competição, desta vez frente aos holandeses do Feyenoord. A manutenção da competitividade mantém a capacidade da equipe do Donbass de fazer história no futebol enquanto sua região original atravessa uma guerra.

Confira os horários dos jogos da Europa League, nesta quinta-feira (9/3):

14h45
Sporting (POR) x Arsenal (ING)
Union Berlim (ALE) x Union Saint-Gilloise (BEL)
Bayer Leverkusen (ALE) x Ferencváros (HUN)
Roma (ITA) x Real Sociedad (ESP)

17h
Manchester United (ING) x Real Betis (ESP)
Juventus (ITA) x Freiburg (ALE)
Shakhtar Donetsk (UCR) x Feyenoord (HOL)
Sevilla (ESP) x Fenerbahçe (TUR)

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE