Liga dos Campeões

Benfica volta a vencer o Club Brugge e avança às quartas da Champions

Clube português vence em casa e é o primeiro dos integrantes da antepenúltima fase da maior competição europeia

Paulo Martins*
postado em 07/03/2023 18:49
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Confirmar as expectativas e garantir uma boa campanha foram os objetivos estabelecidos para o Benfica nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. No confronto de volta, nesta terça-feira (7/3), os lisboetas triunfaram mais uma vez, agora por 5 x 1, no Estádio da Luz, na capital portuguesa. Somando aos 2 x 0 da ida em Bruxelas, as Águias são os primeiros de oito classificados às quartas de final.

No jogo, apesar do marcador, a pressão benfiquista seguiu interessante desde o princípio, incluindo um gol irregular e anulado de João Mário. A ofensiva voltou a repetir-se com a perda de mais um gol por parte de Florentino Luís, com 15 minutos. O aperto português seguia e a timidez dos visitantes confirmava a classificação aos lusos.

Sem pressa, foi conveniente ao time liderado por Roger Schmidt entregar parcialmente a bola aos belgas, dando dinâmica ao duelo e tornando o cenário similar em relação à ida. Em uma chance de contra-ataque, o marcador foi finalmente aberto: Gonçalo Ramos carregou pela esquerda e cruzou para Rafa Silva, que finalizou com categoria, aos 37.

Assistente no primeiro tento, Gonçalo Ramos teve oportunidade de ampliar a conta, fuzilando as redes aos 46, fechando as contas no primeiro tempo. Na etapa complementar, já mais cômodos, os Encarnados se permitiram a passes mais agudos entre as linhas fechadas e não tiveram a mesma precisão, ainda mais com o resultado garantido.

Aos 11, Gonçalo Ramos se provou o cara do jogo com seu segundo gol, anotado após receber bom passe na linha da pequena área. Em oportunidade rara, aos 15, o Brugge perdeu o gol de honra, com Casper Nielsen chutando por cima do goleiro Odysseas Vlachodimos. O Benfica dobrou a vantagem do primeiro confronto aos 25, após pênalti sofrido pelo brasileiro Gilberto, com conversão de João Mário.

A marca foi ainda mais ampliada com 32 minutos, dos pés de outro jogador do Brasil. David Neres teve chance na área e finalizou cruzado, sem chances para o goleiro Simon Mignolet. Os belgas, como não foi difícil perceber, voltaram entregues pela adversidade. Ainda houve tempo para Bjorn Meijer anotar um golaço ao colocar a bola no ângulo, aos 41, para os aplausos da parcela visitante.

Ficha técnica:

LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA
Oitavas de final - Jogo de volta
Benfica 5 x 1 Club Brugge
Estádio da Luz, Lisboa, Portugal


Benfica

Vlachodimos; Bah (Gilberto), António Silva (Lucas Veríssimo), Otamendi (Morato) e Grimaldo; Florentino Luís, Chiquinho (David Neres), João Mário (João Neves) e Aursnes; Rafa Silva e Gonçalo Ramos

Técnico: Roger Schmidt

Club Brugge

Mignolet; Mata (Odoi), Mechele, Sylla, e Meijer; Nielsen, Vanaken (Nusa) e Buchanan; Sowah (Rits), Yaremchuk (Jutglá) e Lang (Onyedika)

Técnico: Scott Parker


Gols: Rafa Silva, aos 37, e Gonçalo Ramos, aos 46 minutos do 1º tempo e aos 11 minutos do 2º tempo, João Mário, aos 25, e David Neres, aos 32 minutos do 2º tempo (Benfica); Meijer, aos 41 minutos do 2º tempo (Brugge)

Cartões amarelos: Sylla, Yaremchuk, Lang e Meijer (Brugge); Otamendi (Benfica)

Arbitragem: Halil Meler (TUR)

* Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE