O sonho olímpico parece se concretizar a cada dia para o nadador Pedro Henrique Neves. O jovem atleta de 14 anos, medalhista de ouro em diversas categorias juniores, é a nova cara do projeto Los Angeles 2028, com a convocação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para integrar a seleção de base do país.
Nascido na capital federal e morador do Guará, Pedro vive o esporte desde os seis meses de idade, tornando-se um competidor de alto rendimento do Distrito Federal com apenas oito. Sob o comando do treinador Hugo Lobo, é um atleta confederado da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) desde maio de 2017.
A rotina e os resultados renderam a convocação para a Seleção Brasileira de Natação em 2019. Desde então, passou a colecionar títulos regionais e nacionais, sendo um deles o de melhor nadador do Brasil em sua categoria em 2021. O nadador é 13 vezes campeão brasileiro e atualmente é o melhor da sua faixa nas provas de 100 metros e 200 metros, em nado borboleta, também sendo expressivo no nado livre.
Segundo a mãe, Michele Neves, para manter o bom rendimento do filho, a família investe em equipe multidisciplinar, academia, entre outros. “É o sonho dele e acaba sendo de toda família também. O sonho do Pedro é ser um medalhista olímpico e não vamos parar até conseguir”, declara.
Pedro excede os limites fronteiriços nacionais, já atuando em certames continentais, como no Peru. “No I Uana [União Americana de Natação] Swimming Cup, em Lima, pude ter a experiência de um grande campeonato”, ressalta o responsável por colocar o Brasil no posto mais alto do pódio. O próximo desafio do candango é o Troféu Brasil de Natação, a ser realizado no próximo mês de junho, em Recife, sendo uma seletiva para o Campeonato Mundial Júnior de Natação em Netanya, em Israel, entre os dias 4 e 9 de setembro deste ano.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.