A velocidade volta a correr em todo o planeta neste primeiro fim de semana de março. Nesta sexta-feira (3/3), começou o Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1, com interessantes detalhes a se observar para o restante da etapa. O Correio analisa quais fatores observar nesta disputa de abertura do maior campeonato de automobilismo do mundo.
A maior das surpresas até o momento, sem lugar a dúvidas, é a Aston Martin de Fernando Alonso. O carro de número 14 liderou a segunda sessão de treinos livres e foi mais lento apenas em relação a Sergio Pérez na primeira. Além do nono tempo geral nos dias da pré-temporada, no mesmo Circuito de Sakhir, é anormal uma equipe fazer tanto alvoroço nos resultados de forma continuada. Há de aguardar, não se pode saber qual a longevidade do Príncipe das Astúrias e de sua confiabilidade no motor Mercedes.
Quem vive um ritmo interessante é a Ferrari, sempre aparecendo na parte dianteira do grid. Entretanto, a formação de Maranello tem de medir os passos para não repetir os fracassos de 2022, e para isso investe em uma liderança diferente nos boxes: Frederic Vasseur fará sua estreia como chefe de equipe da escuderia, substituindo Mattia Binotto.
A constante da Red Bull pode se evidenciar nas pistas. O ritmo segue forte, porém parelho nos treinos entre ambos carros. As coisas podem mudar a partir da classificação, quando Max Verstappen, atual bicampeão, começa a pisar fundo e consegue números impressionantes. Na secundária Alpha Tauri, a situação não evidencia ser tão animadora: o que dá para esperar é um ritmo igual na dupla de pilotos, brigando contra um carro não tão agradável.
Uma outra equipe com tendência a decepcionar e a McLaren. Sem tanta evidência na prática, o time de Woking segue devendo e com o problema de ter uma potente formação em ambos carros. Com isso, o estreante Oscar Piastri não teve o melhor dos terrenos para desfilar seu manejo até então. Tanto o australiano quanto Lando Norris precisarão tirar alguns coelhos da cartola para somar pontos.
Em contrapartida, pelo menos nos treinos, se encontra na Williams, que pode surpreender. Em vários momentos, o também estreante Logan Sargeant andou à frente de Alexander Albon e colocou o carro no meio do pelotão. Pode ser uma estratégia inicial em meio à constante crise financeira na equipe, de olho em mais aporte para subir a competitividade.
Essa incógnita, por outro lado, é vivido pela Haas. A formação estadunidense teve lampejos interessantes em seus primeiros instantes oficiais ao lado do novo patrocinador, podendo mostrar que, de fato, houve mudança. Assim como a Alfa Romeo, as clientes da Ferrari esperam pelo resultado qualificatório para saber se a realidade corresponde às expectativas.
A primeira etapa do campeonato mundial tem mais uma sessão de treinos neste sábado (4/3) às 8h, além da classificação, às 12h. Também ao meio-dia, no domingo (5/3), os carros aceleram para a corrida de abertura da temporada, com transmissão da Band e do BandSports.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
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