Um dos principais nomes do mundo no peso médio feminino, a judoca Maria Portela anunciou, nesta quarta-feira (1º/3), que vai pendurar o kimono depois de 15 anos compondo a seleção brasileira de judô.
Aos 35 anos de idade, Maria Portela carrega no currículo a participação em três olimpíadas (2012 em Londres, 2018 no Rio de Janeiro e 2020 no Japão), além de dezenas medalhas no circuito mundial.
Saiba Mais
“Eu vivi muito intensamente a minha carreira como atleta de alto rendimento e chegou o momento de encerrar essa etapa. Não ter conseguido o resultado no último Mundial, depois passar por lesões, cirurgia, os altos e baixos, enfim, um conjunto de situações que foram me levando a tomar essa decisão. Agora, eu vejo que preciso botar a faixa branca de novo e viver novos desafios”, explicou Portela à CBJ.
Sobre o futuro, a atleta não pretende sair de perto dos tatames. Portela almeja, agora, uma carreira como treinadora.
“Eu tenho muito a aprender, mas não quero sair de tudo o que esporte me proporcionou. Como atleta, é um dever repassar isso. Eu me vislumbro uma treinadora, por exemplo. Fiz, recentemente, um curso em coaching, uma mentoria que vai trabalhar as questões emocionais porque eu vivi esse processo como atleta, de saber como resolver os problemas internos para performar. Estou pronta para os desafios e muito motivada para o desconhecido. Isso me traz a certeza de que concluí o ciclo como atleta de alto rendimento”, conta.
Ver essa foto no Instagram
Legado de Maria Portela no judô:
- Mundial por equipes feminina: 1 prata e 1 bronze
- Mundial por equipes mistas: 1 prata e 2 bronzes
- World Masters: 1 ouro
- Grand Slam: 3 ouros, 3 pratas e 5 bronzes
- Campeonato pan-americano: 2 ouros, 3 pratas, 2 bronzes
- Jogos pan-americanos: 2 bronzes
- Jogos Olímpicos: 2012 em Londres, 2018 no Rio de Janeiro e 2020 no Japão
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Como lidar com a e-ansiedade: a urgência de respostas
- Mundo ONU alerta para episódio de calor recorde após fim do fenômeno La Niña
- Trabalho & Formação 'É bem traumático': entregadores relatam sequência de assaltos e pensam em abandonar profissão
- Política Com Mujica, Lula se reúne com confederação sindical das Américas
- Mundo 'Trágico erro humano' causou pior acidente ferroviário da Grécia, diz premiê
- Esportes Reta final da temporada regular esquenta briga pelos playoffs da NBA
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.