Jornal Correio Braziliense

BASQUETE

Classificação a mais uma Copa do Mundo mantém escrita da Seleção de basquete

Ao lado dos Estados Unidos, adversário da vitória tupiniquim no último domingo (26/2), Brasil é o único país presente em todas as edições do torneio. Competição começa em 25 de agosto

A vitória da Seleção Brasileira de basquete sobre os Estados Unidos, no domingo (27/2), por 83 x 76, não garantiu apenas a classificação do time verde e amarelo para a Copa do Mundo da modalidade, mas também assegurou a manutenção de um importante tabu. Confirmado na 19ª edição do torneio organizado pela Federação Internacional de Basquete (Fiba), a equipe nacional é, ao lado dos próprios americanos, o único país a nunca ter ficado de fora da competição internacional.

Internamente, o feito é bastante comemorado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), pois o país terá mais uma oportunidade de sair de uma longa fila sem uma conquista da Copa do Mundo. O último título tupiniquim no torneio foi em 1963, quando faturou o bicampeonato da competição. Ou seja, são 60 anos sem chegar ao topo do planeta da bola laranja. Depois disso, a equipe verde e amarela foi ao pódio outras três vezes: vice em 1970 e terceiro lugar em 1967 e 1978.

O técnico brasileiro Gustavo de Conti celebrou não apenas a classificação, mas a oportunidade de manter o país como um dos poucos a jogar todas as edições da Copa do Mundo. "Essa classificação também tira um peso das costas de todos nós. Ninguém queria ficar marcado como a primeira geração a não jogar um Mundial. E também nos possibilita jogar o torneio mais importante de um ciclo. Feliz pela classificação. Agora, é começar o planejamento para fazer o melhor Mundial possível", vibrou.

O elenco brasileiro também deu valor ao feito concretizado no domingo (26/2), mesmo em meio aos sustos e às dificuldades da campanha. "Perdemos para Porto Rico e tivemos essa pressão de jogar pela vitória. Mas, se tivéssemos vencido, viríamos para o jogo contra os EUA com a mesma vontade. É aquilo que digo: nem tão ao inferno na derrota e nem tão ao céu na vitória. Vamos comemorar e focar nos próximos objetivos", ressaltou o armador Yago.

O experiente armador Marcelo Huertas, de 39 anos, completou o discurso e lembrou a queda da Argentina. "Orgulho de vestir essa camisa sempre. Foi sofrido, mas as Eliminatórias foram duras para todos, com seleções fortes ficando de fora em todos os continentes. E nós, mais uma vez, estaremos lá. Junto dos EUA, o único país que participou de todos os Mundiais. Agradecer a Santa Cruz do Sul (RS) pelo carinho da torcida e todos que fizeram parte e participaram dessa campanha."

Copa do Mundo de 2023

A edição de 2023 da Copa do Mundo de basquete está marcada entre 25 de agosto e 10 de setembro. Neste ano, o torneio será organizado pela primeira vez em uma sede tripla divida por Indonésia, Filipinas e Japão. Os primeiro país vai receber jogos da competição internacional pela primeira vez, enquanto os japoneses (2006) e os filipinos (1978) terão a segunda oportunidade de sediar o evento da Fiba. Os últimos classificados serão conhecidos nesta segunda-feira (27/2). O sorteio dos grupos entre as 32 seleções será em Manila, capital das Filipinas, em 29 de abril.