A conclusão da primeira fase eliminatória da Liga Europa foi um verdadeiro deleite para o fã do futebol. Nesta quinta-feira (23/2), uma série de gols, enredos sólidos e classificações expressivas tomaram conta da fase de play-in, na definição dos classificados às oitavas de final. O sorteio para definir os confrontos acontece nesta sexta-feira (24/2). Arsenal (ING), Fenerbahçe (TUR), Ferencváros (HUN), Feyenoord (HOL), Freiburg (ALE), Real Betis (ESP), Real Sociedad (ESP) e Union Saint-Gilloise (BEL) já estão garantidos.
No primeiro horário das decisões, o destaque foi para a classificação da Juventus, sem dar chances para as zebras diante dos franceses do Nantes, no Estádio Louis Fonteneau, por 3 x 0, após o empate a uma unidade na Itália. Ángel Di María, com um golaço aos 5, mais um tento, de pênalti, aos 18, adiantou as coisas no primeiro tempo. No segundo tempo, o rosarino consolidou o hat-trick com 33 minutos da etapa final.
Em mais um confronto tenso, o Bayer Leverkusen eliminou o Mônaco, no Estádio Luís II, no principado mediterrâneo. Com a soma no marcador em dez tentos, após um duplo 3 x 2, o duelo se tornou o mais goleador no agregado de toda fase play-in. Wissam Ben Yedder e Breel Embolo marcaram pelos monegascos, e Florian Wirtz, Exequiel Palacios e Amine Adli foram os goleadores pelos alemães. Nos tiros penais, ironicamente, em outro 3 x 2, os germânicos levaram a melhor no duelo feroz.
Em uma energia diferente em relação ao empate em 1 x 1 na semana passada, em Lisboa, o Sporting bateu o Midtjylland no Idraetspark, na Dinamarca, por 4 x 0. Sebastián Coates (assim como na ida), Pedro Gonçalves em duas vezes e Stefan Gartenmann, contra, marcaram para os Leões, outra formação a evitar surpresas.
Com os 3 x 0 trazidos da Andaluzia, o Sevilla apenas administrou a situação no Philips Stadion, em Eindhoven, na Holanda, ao sofrer 2 x 0 para o PSV. O clube liderado pelo argentino Jorge Sampaoli teve soma nos dois jogos suficientes para seguir às oitavas, apesar dos gols de Luuk de Jong e Fábio Silva.
No confronto mais esperado da rodada, o Manchester United venceu o Barcelona, pela mínima virada possível, em Old Trafford, após o empate a dois gols, no Camp Nou. Lewandowski abriu o marcador para o Barça, aos 18 minutos, de pênalti. Já ao primeiro minuto da etapa complementar, Fred empatou para os Red Devils. Coube a outro brasileiro, Antony, marcar um golaço nos minutos finais para colocar os ingleses nas oitavas.
Na Alemanha, o Union Berlim aproveitou das fases para eliminar o Ajax, em casa, por 3 x 1, após segurar o empate sem gols na Johan Cruyff Arena, em Amsterdã. Robin Knoche abriu o placar em penalidade máxima e Josip Juranovic ampliou antes do intervalo. Mohammed Kudus descontou no começo do segundo tempo, mas dando brecha para Danilho Doehki reassumir a vantagem.
Quem não se mergulhou em crise foi a Roma, que tratou de virar um tropeço pelo placar mínimo na ida, contra o RB Salzburg. Para isso, contou com Andrea Belotti e Paulo Dybala, ainda no primeiro tempo, para vencer por 2 x 0 e fazer vibrar sua torcida no Estádio Olímpico da capital italiana.
Após vencer na Polônia, às vésperas de completar um ano da guerra em seu país, os ucranianos do Shakhtar Donetsk perderam 2 x 1 e buscaram a classificação nos pênaltis ao superarem os franceses por 5 x 4.
Confira os resultados
Nantes (FRA) 0 x 3 Juventus (ITA)**
Mônaco 2 (2) x (3) 3 Bayer Leverkusen (ALE)**
Midtjylland (DIN) 0 x 4 Sporting (POR)**
PSV (HOL) 2 x 0 Sevilla (ESP)**
Manchester United (ING)** 2 x 1 Barcelona (ESP)
Union Berlim (ALE)** 3 x 1 Ajax (HOL)
Roma (ITA)** 2 x 0 RB Salzburg (ÁUS)
Rennes (FRA) 2 (4) x (5) Shakhtar Donetsk** (UCR)
**Equipes classificadas às oitavas de final
*Estagiário sob supervisão de Victor Parrini