A Federação Internacional de Futebol (Fifa) divulgou detalhes das divisões de vagas por entidades filiadas para o novo formato do Mundial de Clubes a ser disputado a partir de 2025. Nesta terça-feira (14/2), a organização estabeleceu, para além dos números de clubes em cada continente, a definição de datas entre junho e julho, em clara substituição à extinta Copa das Confederações, na contagem regressiva de um ano para a Copa do Mundo de 2026.
Como esperado e seguindo o modelo de seleções, a Europa lidera — com sobras — o coeficiente de agremiações cedidas, com um total de 12. Em seguida, aparecem os sul-americanos, com seis times. África, América do Norte, Central e Caribe e Ásia terão quatro vagas cada. Também tem posto cativo um representante da Oceania, bem como um do país-sede a ser definido. Vale ressaltar que os órgãos de cada região do mundo ainda não definiram os métodos de classificação para o futuro campeonato.
A Fifa ainda divulgou a sede da próxima edição mundialista, a penúltima com o formato corrente. Será na Arábia Saudita, no mês de dezembro, entre os dias 12 e 22. A última versão a ser jogada com sete participantes, em 2024, tende a ter sede divulgada durante a temporada corrente.
*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz