As primeiras rodadas dos estaduais no Brasil representam, além do começo de uma nova temporada, as amostras iniciais dos clubes competidores em certames futuros do calendário anual, seja em espectro nacional ou internacional. Dos 20 times participantes do Campeonato Brasileiro 2023, nove ainda não encontraram o caminho da derrota em 2023. O Correio mostra, a seguir, quais são.
Iniciando desde o Sul do país, o Gauchão ainda possui as duas formações representantes na elite invictas. Por um lado, o Grêmio ostenta 100% de aproveitamento, tendo vencido todos seus sete compromissos e se firmando como uma força a se observar, ganhando em favoritismo no estado. Por outro, o Internacional ainda não perdeu, mas teve quatro empates nas mesmas rodadas disputadas, obtendo 61,9% de efetividade e estando ainda atrás do Ypiranga, com oportunidade — e relativa necessidade — de provar maior jogo nas quatro linhas.
Curiosamente, no Paraná a situação é a mesma. O Athletico é líder e não tem a porcentagem perfeita devido ao empate no Atletiba, há duas rodadas: em nove duelos, o Furacão mostra bom nível, em 92,5% da pontuação obtida. O Coritiba é o terceiro colocado, a uma unidade do Operário, com um confronto por jogar. Com 66,6% aproveitados, o Coxa parece, de momento, ter algo melhor em relação a 2022, precisando confirmar a tese no Brasileirão para obter a permanência.
O último dos estaduais com dois imbatíveis na primeira divisão se encontra em Minas Gerais. Líder geral, o América tem 86,6% em cinco rodadas e promete ser uma equipe ladra de pontos em relação aos maiores da Série A. Mesmo com 100%, o Atlético só não comanda a tabela geral por ter uma partida a menos. Em campo, o efeito do novo técnico, Eduardo “El Chacho” Coudet, se evidencia cada vez mais como fator primordial na volta do Galo ao grande nível competitivo.
Em São Paulo, o atual campeão local e nacional, Palmeiras, é o solitário na invencibilidade. Os 83,3% no aproveitamento alviverde isolam os comandados de Abel Ferreira, com uma forma diferente e já identificada na construção de jogo para 2023, em relação à trinca dos vice-líderes Bragantino, São Paulo e Corinthians. Este último mede forças com o Palestra na rodada seguinte, na Neo Química Arena, tendo a chance de derrubar o rival.
Mesmo com foco no Mundial de Clubes, o Flamengo se mantém como único a ser batido no Rio de Janeiro. O rubro-negro se baseia no trabalho da base para segurar 77,7% dos pontos, ainda que com dois jogos a menos, se colocando atrás apenas de Botafogo e Fluminense antes da chegada dos profissionais para a disputa. A partir desse passo, o nível, o entrosamento e a forma procurada no Marrocos pode se firmar e colocar o Fla em mais um ano dentro dos favoritos às taças.
Se a permanência parece cenário difícil para o Cuiabá na prévia do Campeonato Brasileiro, o mesmo não pode ser dito em sua atuação contra os clubes de Mato Grosso. O Dourado ostenta 100% da pontuação em seis duelos e claramente não enfrenta dificuldades maiores nas fronteiras internas de seu estado, mantendo as preocupações para a Série A de 2023.
*Estagiário sob supervisão de Victor Parrini