Jornal Correio Braziliense

ATLETISMO

Cirurgia para tratar lesão grave de Alison dos Santos será na terça-feira

Diagnosticado com lesão grave no menisco lateral do joelho direito, o campeão mundial dos 400m com barreiras passará por artroscopia em um hospital de São Paulo

Acostumado a superar barreiras nas tradicionais provas dos 400m, Alison dos Santos precisará vencer um novo desafio, agora, fora das pistas. Na próxima terça-feira (14/2), o principal nome do esporte brasileiro na atualidade passará por uma cirurgia para tratamento de uma grave lesão no menisco lateral do joelho direito. O Piu será submetido a uma artroscopia em hospital de São Paulo.

A informação sobre a intervenção cirúrgica foi publicada inicialmente pelo portal ge.globo e confirmada pelo Correio. O procedimento será liderado pelo ortopedista Caio D'Elia.

O quadro do medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio-2020 é dividido em dois cenários. A primeira possibilidade na cirurgia é fazer uma espécie de "costura" do menisco e colocá-lo na posição natural. A escolha, porém, pode custar metade da temporada, pois demandaria até seis meses de recuperação.

Outra hipótese para o campeão mundial pode ser a retirada do menisco. É um processo que possibilitaria um retorno mais rápido às pistas de treino, em aproximadamente um mês, mas deixaria Alison mais exposto.

O pós-cirúrgico é determinante para a sequência do trabalho de Alison. O paulista costuma saltar barreiras de 90 centímetros, enquanto corre em alta velocidade.

"Estou bem, vamos fazer a cirurgia, trabalhar, tratar e vida que segue. Vamos continuar no foco, nada muda. Temos nossos objetivos nesse ano, no ano que vem também", falou nas redes sociais.

Alison tem agenda cheia, com etapas da Diamond League, o Mundial na Hungria, além dos Jogos Pan-Americano de Santigo, que acontecem entre 20 de outubro e 5 de novembro.