O fato dos campeonatos estaduais trazerem os clássicos como maior atrativo não é novidade. Principalmente por isso os torcedores brasileiros ficam ansiosos pelo retorno do calendário nacional. Neste fim de semana, seis torcidas viverão a adrenalina de ver suas equipes enfrentarem um rival em uma competência local, e o Correio mostra quais são.
Em meio a tropeços entre os quatro primeiros compromissos do Campeonato Catarinense, um clássico pode desequilibrar a moral de um dos lados. Há quase dois anos sem perder para o Avaí, o Figueirense vai à Ressacada, a partir das 16h30 de sábado (4/2), para tentar repetir o feito da última recopa estadual, vencida pelos alvinegros por 3 x 1. O desencontro de divisões no Brasileirão dá a chance de este ser o único Clássico de Florianópolis de 2023. O duelo será apresentado pelo OneFootball, via app, e pela NSC, na TV aberta do estado sulista.
Fechando a abertura da 6ª rodada do Paulistão, no sábado (4/2), apesar do Morumbi ser o palco do confronto, o São Paulo não está envolvido. O Clássico da Saudade tem um enredo diferente em Palmeiras e Santos, sobretudo no aspecto recente: em grande crise, incluindo a invasão do CT Rei Pelé por organizados durante a semana, o Peixe está a dez jogos sem superar os paulistanos, empatando em duas ocasiões e perdendo em outras oito. Entre a seca santista se encontra a final da Libertadores de 2020, bem como outras seis partidas pelo Campeonato Brasileiro e mais três pelo Paulista. A bola rola às 18h30 e o Premiere transmite.
Com torcida única, o Athletico deseja encher a Arena da Baixada para receber o Coritiba no domingo (5/2), às 18h30. O cancelamento da 7ª rodada do Campeonato Paranaense coloca líder e vice frente a frente no Atletiba. Como curiosidade, no ano passado, o primeiro com a nova grafia do Furacão, o Coxa eliminou os rivais rubro-negros com vitória como visitante e empate no Couto Pereira. No Brasileiro, a revanche foi athleticana, com dois placares mínimos. O NSports exibe o jogo.
*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz