Jornal Correio Braziliense

PREMIAÇÃO

COB homenageia os destaques do esporte nacional no Prêmio Brasil Olímpico

Cerimônia no Rio de Janeiro premiará, nesta quinta-feira (2/2), os principais atores do esporte brasileiro pelos serviços prestados ao país em 2022. Evento terá, ainda, reconhecimento a jovem atleta do Distrito Federal

Rio de Janeiro — Se o Oscar brinda os melhores do ano no cinema, o Prêmio Brasil Olímpico exalta os principais atores do esporte nacional no ano passado. E o reconhecimento às personalidades do país nas quadras, águas e em outros palcos esportivos em 2022 acontecerá, nesta quinta-feira (2/2), às 20h, em cerimônia de gala organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Instituído em 1999 pela entidade máxima dos esportes olímpicos do país, o Prêmio Brasil Olímpico chega, neste ano, à 23ª edição. Abrangente, o evento reconhece, além dos atletas de destaque no país, treinadores, competidores dos Jogos da Juventude, competidores favoritos dos torcedores, a personalidade feminina mais influente de 2022, com o Troféu Inspire, e homenageia as contribuições de grandes esportistas brasileiros, através do Troféu Adhemar Ferreira da Silva.

Na corrida pelo reconhecimento de melhor atleta do ano, a ginasta Rebeca Andrade desponta como uma das favoritas. Em 2022, a paulista de Guarulhos conquistou o ouro inédito no individual geral do Mundial de Liverpool, faturou o bronze no solo e ajudou o Brasil a fechar a campanha com o quarto lugar por equipes na competição. Campeão mundial e da Diamond League, Alison dos Santos é o principal candidato ao troféu entre os homens.

Além de Rebeca Andrade e Alison dos Santos, concorrem ao título: Filipe Toledo (surfe), Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) - maior vencedor do prêmio com quatro conquistas em 2015, 2016, 2018 e 2021 entre os homens -, Ana Marcela Cunha (águas abertas) e Rayssa Leal (skate) - na modalidade feminina da competição. Todos os postulantes ao título tiveram conquistas de nível mundial ou semelhante em 2022, colaborando diretamente para as 23 medalhas do Brasil nos principais torneios dos esportes olímpicos.

"O esporte olímpico brasileiro teve um desempenho excelente em 2022 e o Prêmio Brasil Olímpico celebrará esses grandes feitos, homenageando atletas, treinadores e a todos que ajudaram a levar o nome do nosso país às primeiras colocações nas competições mais importantes", ressaltou o presidente do COB, Paulo Wanderley.

Entre os treinadores, serão homenageados o técnico da Seleção Brasileira feminina de Vôlei, José Roberto Guimarães, finalista do Mundial e da Liga das Nações da modalidade, e Felipe Siqueira, mentor de Alison dos Santos na conquista do Mundial de Atletismo e da Diamond League.

Na categoria Atleta da Torcida, Alison dos Santos, Ana Marcela Cunha, Arthur Nory (ginástica artística), Hugo Calderano (tênis de mesa), Marcus D'Almeida (tiro com arco), Rafaela Silva (judô), Rayssa Leal e Rebeca Andrade disputam o troféu com favoritismo relativo, pois a disputa é decidida totalmente por voto popular no site do Prêmio Brasil Olímpico. O pleito ficará disponível até momentos antes do início da cerimônia desta noite.

O Troféu Inspire, para a atleta mais influente de 2022, está entre Ana Marcela Cunha, Bia Haddad Maia (tênis), Mayra Aguiar (judô), Rafaela Silva e Rebeca Andrade. "O foco do Prêmio Inspire não é apenas enaltecer os feitos esportivos, mas sim ressaltar a trajetória dessas grandes mulheres, exemplos para a juventude. Inspirar vai muito além do pódio. É sobre potencial", comenta o presidente do COB.

DF representado

O Distrito Federal também estará representado no principal evento do esporte brasileiro. A judoca Bianca Reis, de 17 anos, foi eleita a melhor atleta da última edição dos Jogos da Juventude, disputados em Aracaju. Ela levou o prêmio ao lado do ginasta sergipano José Olímpio.

A cria dos tatames candangos chegou aos Jogos da Juventude como favorita após a conquista da medalha de prata na categoria até 57kg do Mundial sub-18 e ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário. Favoritismo esse confirmado com o bicampeonato no torneio nacional, sob a batuta da treinadora Sarah Menezes, campeã olímpica em Londres-2012.

"Receber o Prêmio Brasil Olímpico significa reconhecimento. Não só pelo resultado das competições, mas por todo o trabalho por trás das medalhas. Significa que as incontáveis horas no tatame e na academia valeram a pena. Tanto que me proporcionaram vitórias e agora esse prêmio de destaque. 2022 foi até agora o melhor ano que eu tive na minha carreira", disse Bianca Reis.

Daiane dos Santos

Grande nome do esporte olímpico brasileiro nos anos 2000, a ex-ginasta Daiane dos Santos vai receber o Troféu Adhemar Ferreira da Silva. A honraria é destinada a atletas e ex-atletas representantes dos principais valores marcantes da carreira de um esportista e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo, como ética, eficiência técnica e física, esportividade, respeito ao próximo, companheirismo e espírito coletivo. Daiane foi a primeira brasileira campeã mundial na modalidade.

*O repórter viajou a convite do Comitê Olímpico do Brasil (COB)