Jornal Correio Braziliense

Mercado da Bola

Confira o melhor das movimentações da janela de transferências europeias

Mercado do Velho Continente fechou durante a noite brasileira de terça-feira (31/1), contando com vários brasileiros envolvidos

É costumeiro no começo do ano no futebol brasileiro a atenção às transferências de jogadores. Entretanto, as diferenças de calendário com a Europa tornam as movimentações mais interessantes do outro lado do Atlântico, com a segunda metade da temporada e às vésperas das decisões em caráter nacional e nas grandes copas continentais.

Com isso, a máquina de contratos e as transações financeiras fazem parte da rotina do Velho Continente até o fim de janeiro, com o último dia de mercado válido nesta terça-feira (31/1). Algumas das mudanças de equipe são reflexo das apresentações de alguns jogadores na última Copa do Mundo. O Correio separou as transferências mais impactantes da última janela: veja a seguir.

O volante ítalo-brasileiro Jorginho saiu do Chelsea para defender as cores do Arsenal. A movimentação surpreendente abriu espaço para os Blues se reforçarem, levando um campeão europeu pela seleção italiana como reforço ao líder da Premier League. Os Gunners desembolsaram 12 milhões de libras no jogador, gastando mais 30 milhões de euros em Leandro Trossard, vindo do Brighton.

Do lado azul da capital inglesa, o destaque da grande feira foi o argentino Enzo Fernández. O volante tricampeão do mundo no Catar deixou o Benfica para jogar em Stamford Bridge em uma movimentação de 121 milhões de euros. O time comandado por Thomas Tuchel também tem como reforços o ucraniano Mykhailo Mudryk, o francês Benoit Badishiale e o ex-Vasco Andrey Santos, além de conseguir um empréstimo de seis meses com o Atlético de Madrid pelo português João Félix.

Mais ao norte do país inventor do futebol vem um dos maiores contratantes desta janela. Trata-se do Nottingham Forest, que adquiriu um trio de brasileiros no objetivo de permanecer na elite, com as chegadas dos meias ex-palmeirenses Danilo e Gustavo Scarpa, além do zagueiro Felipe, vindo do Atlético de Madrid. Um outro destaque veste luvas: o costarriquenho Keylor Navas deixa o Paris Saint-Germain para ser opção no arco dos Tricky Trees.

Ainda envolvendo os britânicos e o Atlético, outra saída nos madrilenhos envolve um brasileiro. O atacante Matheus Cunha é a nova peça de ataque do Wolverhampton, com vínculo provisório: estará emprestado aos Wolves até o mês de junho. Outro clube inglês focado em empréstimos é o Manchester United, que conta com as chegadas de Marcel Sabitzer e Wout Weghorst no mesmo prazo, cedidos pelo RB Leipzig alemão e pelos compatriotas do Burnley, respectivamente.

Os Colchoneros não apenas cederam jogadores à Inglaterra como adquiriram uma peça interessante para o ataque. Sem tanto espaço no Barcelona e vindo de um interessante Mundial com a Holanda, Memphis Depay chega ao time do técnico Diego Simeone pouco antes do fim de seu contrato na Catalunha.

Uma saída sentida no Brasil afetou o Botafogo. O atacante Jeffinho foi contratado pelo Lyon, da França, equipe que pertence ao dono da SAF alvinegra, John Textor. A transação em questão foi cotada em R$ 55 milhões. Outra chegada na equipe francesa foi do zagueiro croata Dejan Lovren, que volta ao clube após dez anos, chegando da equipe russa do Zenit.

Um dos principais temas durante a Copa do Mundo foi a incerteza sobre o destino do jovem Cody Gakpo, pertencente ao PSV holandês. Com excelente campanha no certame, com a Laranja Mecânica, o Liverpool decidiu agir rápido pelo atleta, adquirindo-o com cifra aproximada de 50 milhões de euros.

Um outro gigante europeu que resolveu ir às compras foi o Bayern de Munique. A formação alemã focou em reposições pontuais, como no goleiro suíço Yann Sommer, provável substituto do lesionado Manuel Neuer. As laterais também foram parte das buscas, com as chegadas do português João Cancelo e do holandês Daley Blind.

Nome constante na seleção mexicana em Mundiais, o goleiro Guillermo Ochoa tem a oportunidade de jogar em uma liga de peso na Europa. O arqueiro de 37 anos e um dos seis jogadores na história a atuar em cinco Copas do Mundo saiu do seu time do coração, o América, para defender a Salernitana até o fim da atual temporada, com opção de renovação.

*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz