Pouco preocupado e quase em ritmo de treino, o Manchester City foi à Alemanha para o confronto de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Na RB Arena, em Leipzig, os Citizens igualam a um tento com os mandantes e não voltam ao Reino Unido com a chave definida.
Com paciência diante de uma retranca espessa dos locais, a solução foi a paciência para trabalhar e jogar em cima do erro adversário, como no gol de abertura. Entretanto, após o meio-tempo, a situação foi distinta, com melhora dos alemães e queda dos visitantes. Com isso, a equipe de Pep Guardiola — surpreendentemente mantida da mesma forma durante os 90 minutos — deixa para o Etihad Stadium a decisão do passe às quartas no próximo dia 14 de março.
O jogo
A ideia inicial dos mandantes foi de ceder a bola e esperar os britânicos moverem suas ações ofensivas, em um ato de estudo, sem ter grande pressa como resposta. Nem o ataque dos Citizens nem os contra-ataques taurinos ocorriam, com um duelo travado intencionalmente pelos locais.
A retranca alemã era explícita até mesmo no desenho tático panorâmico, com um 5-4-1 implacável de superar. A primeira chance clara veio a acontecer aos 26 minutos, em erro na saída de bola, com Riyadh Mahrez tendo chance limpa frente a frente com o goleiro. Com um chute forte, o argelino abriu o marcador e destravou os cadeados germânicos. Com 29, Rodri desperdiçou um lance de bola parada, podendo ampliar o placar.
De um duelo parado, os mandantes passaram a pressionar, correr e tentar jogar do meio-campo para a frente, ainda sem conseguir organizar para finalizar. A saída de bola eventualmente era problemática quando a pressão rival subia. Jack Grealish arriscou de fora da área e quase anotou um belo gol aos 35.
Fato é que os ingleses não tinham tanta velocidade e se mostravam cômodos com a circunstância. A única finalização a gol dos teutônicos foi aos 46, em disparo fraco de Timo Werner, encaixado pelo brasileiro Ederson. Nos 45 minutos finais, os locais buscaram maior pressão, sem ser exatamente perigosos, salvo em um cabeceio, aos sete minutos, e em um chute cruzado, aos nove, ambos oferecidos pelo suplente Benjamin Henrichs, introduzido após o intervalo.
A tranquilidade abriu precedente para o próprio campo dos visitantes ser ocupado, com bola, pelos taurinos. Porém, a postura não era concretizada em mais chances. Os contra-ataques da representação de Manchester eram facilmente bloqueados e destruídos. O time de Leipzig voltou a ser perigoso em jogada individual de André Silva, aos 17, deixando a defesa para trás e parando em Ederson.
Em saída rara, Erling Haaland desperdiçou a ampliação do marcador, com 22 minutos. Com isso, ficou aberto o precedente para o empate. Aos 24, Dominik Szoboszlai finalizou perigosamente para exigir do brasileiro Ederson. Na sequência, Josko Gvardiol cabeceou na linha da pequena área para igualar as forças.
A resposta prática do City só não se tornou em gol graças a Janis Blaswich. Aos 28, Ilkay Gundogan teve liberdade para finalizar na grande área, mas parou na palma da mão do alemão. Dali em diante, sobretudo suportada na curiosa decisão de Pep Guardiola, o empate pareceu suficiente para deixar algo aberto para a disputa na Inglaterra.
Ficha técnica:
LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA
Oitavas de final - Jogo de ida
RB Leipzig 1 x 1 Manchester City
RB Arena, Leipzig, Alemanha
RB Leipzig
Blaswich; Klostermann (Henrichs), Orbán, Guardiola e Halstenberg (Raum); Laimer, Schlager (Haidara), Szoboszlai e Forsberg (Nkunku) e Werner; André Silva (Poulsen)
Técnico: Marco Rose
Manchester City
Ederson; Walker, Akanji, Ruben Dias e Aké; Rodri, Gundogan e Bernardo Silva; Mahrez, Grealish e Haaland
Técnico: Pep Guardiola
Gols: Mahrez, aos 26 do 1º tempo (Manchester City); Gvardiol, aos 24 minutos do 2º tempo (RB Leipzig)
Arbitragem: Serdar Gozubuyuk (HOL)
* Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.