É chegada a hora de ver carros com tinta e com grades, com possibilidades para resultados surpreendentes antes de gastar os pneus para valer, de fato. Nesta quinta-feira (23/2), começam os testes de pré-temporada da Fórmula 1, com duração por igual também na sexta-feira (24/2) e no sábado (25/2), em nove horas e meia, sempre das 4h às 13h30, no horário de Brasília.
À parte dos elementos auxiliares de aerodinâmica nos novos monopostos, as voltas em série para os diferentes tipos de experimento nos muitos aspectos de um conjunto também serão realizados. Em média, as baterias longas são divididas para o uso dos dois pilotos em períodos distintos, com as escuderias levando somente um integrante ao traçado. Neste caso, o Circuito de Sakhir, no Bahrein, será a prévia antes do grande prêmio inicial, no mesmo local, entre os dias 3 e 5 de março.
Além dos fatores aerodinâmicos já citados, o que causa maior estranheza do ponto de vista visual nos carros, a durabilidade de motores e pneus são quesitos tradicionalmente testados na pista do Oriente Médio. O motivo, respectivamente, é a longa pista, com voltas rápidas próximas à casa de 1:40, e o grande tempo disposto para o uso da borracha em meio ao sol e às altas temperaturas do deserto.
Para os fãs de automobilismo no Brasil, a graça será ainda maior devido à presença do atual campeão da Fórmula 2, Felipe Drugovich, como piloto da Aston Martin. O paranaense assumiu o posto de Lance Stroll e guiará ao lado do experiente Fernando Alonso. O canadense se feriu em um acidente de bicicleta, devendo retornar na abertura do campeonato. Também durante a última semana, Drugovich, junto do belga Stoffel Vandoorne, foi anunciado como suplente da McLaren, em uma aliança de equipes clientes da Mercedes.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.