Mundial de Clubes

Fifa divulga divisão de vagas para o novo formato do Mundial de Clubes

Ainda sem sede confirmada, torneio com nova fórmula marcará véspera da Copa do Mundo de 2026. Edição de 2023 será na Arábia Saudita

Paulo Martins*
postado em 14/02/2023 15:42
 (crédito: Giuseppe Cacace/AFP)
(crédito: Giuseppe Cacace/AFP)

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) divulgou detalhes das divisões de vagas por entidades filiadas para o novo formato do Mundial de Clubes a ser disputado a partir de 2025. Nesta terça-feira (14/2), a organização estabeleceu, para além dos números de clubes em cada continente, a definição de datas entre junho e julho, em clara substituição à extinta Copa das Confederações, na contagem regressiva de um ano para a Copa do Mundo de 2026.

Como esperado e seguindo o modelo de seleções, a Europa lidera — com sobras — o coeficiente de agremiações cedidas, com um total de 12. Em seguida, aparecem os sul-americanos, com seis times. África, América do Norte, Central e Caribe e Ásia terão quatro vagas cada. Também tem posto cativo um representante da Oceania, bem como um do país-sede a ser definido. Vale ressaltar que os órgãos de cada região do mundo ainda não definiram os métodos de classificação para o futuro campeonato.

A Fifa ainda divulgou a sede da próxima edição mundialista, a penúltima com o formato corrente. Será na Arábia Saudita, no mês de dezembro, entre os dias 12 e 22. A última versão a ser jogada com sete participantes, em 2024, tende a ter sede divulgada durante a temporada corrente.

*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE