Os times candangos, mais uma vez, terão caminho espinhoso na primeira fase da Copa do Brasil. Ontem, em sorteio realizado no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu o destino inicial de Brasiliense e Ceilândia e de outros 78 clubes no torneio mais rentável financeiramente do calendário nacional. O Jacaré terá pela frente o promissor Athletic, enquanto o Gato Preto mede forças com o gigante Santos. A meta é repetir os bons resultados iniciais do ano passado para chegar longe na disputa e encher os cofres.
Para o Ceilândia, jogar a Copa do Brasil sempre foi sinônimo de dificuldade. Em posição ruim no ranking da CBF, o Gato Preto costuma ficar nos potes de cruzamento mais ingratos. Em seis participações, enfrentou times das Séries A ou B do Campeonato Brasileiro em cinco delas. Vice-campeão em 2002, o Brasiliense vai se isolar neste ano como o time candango com mais participações na Copa do Brasil. Serão 16 contra 15 do Gama. Nos últimos anos, o Jacaré teve inícios de caminhada contra clubes parelhos, mas nem sempre isso representou facilidade. Em 2023, o panorama deve ser o mesmo.
O Santos dispensa apresentações. Mesmo em fase instável no Campeonato Paulista, o alvinegro pegará o Ceilândia como favorito na partida prevista para ocorrer entre a última semana de fevereiro e a primeira de março. Franco-atirador no confronto, o clube candango terá como aliado o fator casa — a partida pode ser no Estádio Abadião — e a rodagem adquirida no ano passado, quando eliminou Londrina e Avaí, até então times das Séries B e A do Brasileirão, respectivamente, e foi eliminado somente quando mediu forças contra o Botafogo. Quem avançar do confronto entre o Peixe e o Gato pega o vencedor de Iguatu-CE e América-RN.
O Brasiliense tem um rival do mesmo nível nacional. Assim como o Jacaré, o Athletic-MG vai disputar a Série D do Brasileirão a partir de abril. Consolidado em um projeto de Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o time mineiro se apoia na organização e se apresenta como um candidato a repetir o feito do clube candango nos anos 2000 de disparar rapidamente no cenário nacional. Por isso, todo cuidado é pouco para os candangos na meta de mais uma vez não cair na primeira fase da Copa do Brasil. O confronto seguinte para quem avançar reserva o cascudo Botafogo ou a possível zebra Sergipe.
Saiba Mais
- Esportes Organização revela identidade visual e pictogramas dos Jogos de Paris-2024
- Esportes Zagueiro leiloa camisas autografadas por astros para ajudar vítimas de terremoto
- Esportes Real Madrid usa oportunismo para bater o Al-Ahly e chegar à final do Mundial
- Esportes São Paulo leva dois gols em quatro minutos e perde para o Bragantino
Gigantes
Boa parte dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro não participam das duas primeiras fases da Copa do Brasil. Porém, quem não performou tão bem na elite em 2022 — caso do Santos, adversário do Ceilândia na estreia do torneio nacional, e do Botafogo, na rota do Brasiliense — ou acabou de voltar para o pelotão de frente do país — Vasco, Grêmio e Bahia são exemplos — terá de remar desde as etapas inaugurais da competição em busca do título.
O Grêmio, do consagrado atacante uruguaio Luís Suárez, terá de viajar até a Paraíba para medir forças com o Campinense. Após quase beliscar a Libertadores — feito que o tiraria da primeira fase da Copa do Brasil —, o América-MG terá pela frente o Tocantinópolis. Agraciado pela tabela, o Bahia pegou um confronto local contra a Jacuipense. O Coritiba se deu mal nesse quesito e vai cruzar o país para jogar contra o Humaitá, do Acre.
Outro time de elite, o Cuiabá tentará a vaga na sequência contra São Raimundo-RR. Gigante nacional, o Vasco vai a um estado pouco explorado usualmente: o Amapá, onde medirá forças com o Trem. De norte a sul do Brasil, o caminho para conquistar o torneio mais democrático do calendário nacional está traçado, podendo surpreender times tradicionais e glorificar quem busca um lugar ao sol.
Saiba Mais
- Esportes Organização revela identidade visual e pictogramas dos Jogos de Paris-2024
- Esportes Zagueiro leiloa camisas autografadas por astros para ajudar vítimas de terremoto
- Esportes Real Madrid usa oportunismo para bater o Al-Ahly e chegar à final do Mundial
- Esportes São Paulo leva dois gols em quatro minutos e perde para o Bragantino
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.