Jornal Correio Braziliense

FUTEBOL

CBF deseja que o Brasil seja a sede da Copa do Mundo feminina em 2027

Entidade máxima do futebol brasileiro e Prefeitura do Rio de Janeiro manifestaram o interesse de abrigar a 10ª edição do torneio. Candidatura precisa ser formalizada à Fifa até o final do primeiro trimestre

Uma nova Copa do Mundo da Fifa pode desembarcar no Brasil nos próximos anos. Nesta terça-feira (31/1), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Prefeitura do Rio de Janeiro manifestaram o interesse de organizar a 10ª edição do mundial feminino, em 2027.

Por ora, a realização da Copa do Mundo feminina no país é mera especulação, pois faz parte de um estudo apresentado nesta terça-feira pela Rio Convention & Visitors Bureau, empresa que realiza negócios e busca atrair eventos para a capital fluminense.

Caso a ideia amadureça, a entidade máxima do futebol brasileiro precisa formalizar o pedido à Fifa ainda neste primeiro semestre de 2023. Além do Brasil, outros países sinalizaram o interesse em sediar a principal competição da modalidade. Em outubro de 2022, Alemanha, Bélgica e Holanda oficializaram a candidatura conjunta para abrigar a disputa.

Com tempo hábil para novas candidaturas, a Fifa deve anunciar a próxima casa da Copa do Mundo feminina até a metade de 2024.

O Mundial da Fifa é apenas um dos 73 eventos mapeados esportivos mapeados pela empresa e pela Prefeitura dos Rio de Janeiro para os próximos 10 anos na cidade. Também estão no radar torneios internacionais de atletismo, vôlei, futsal, futebol de areia, basquete e outras modalidades.

Vencida pelos Estados Unidos, a última edição da Copa do Mundo feminina foi disputada na França. Entre 20 de julho e 20 de agosto, será a vez de Austrália e Nova Zelândia receberem a maior festa da categoria. Em busca do título inédito, a Seleção Brasileira está no Grupo F, ao lado de França e Jamaica, e estreia no dia 24, contra o vencedor do Playoff C.