A bola rolou pela primeira vez nos gramados da capital federal pela primeira vez em 2023. Neste fim de semana, o Candangão teve os primeiros cinco jogos da edição corrente, com toda uma longa temporada pela frente. Porém, os primeiros duelos mostraram emoções e pistas para a sequência da competição.
As partidas deste sábado (28/01) e domingo (29/01) trouxeram uma interessante vista dos dez participantes do certame às vésperas do Clássico Verde-Amarelo, entre Brasiliense e Gama, a ser realizado na próxima sexta-feira (3/2), dia da abertura da segunda rodada. Confira, agora, a primeira data do campeonato de futebol do Distrito Federal:
O jogo da rodada: Capital 1 x 2 Samambaia
A primeira rodada teve uma virada nos instantes finais no Estádio JK. Diferentes em ambos tempos e castigados pelo sol da forte e calorosa manhã de domingo (29/01) tiveram determinante impacto no resultado final do jogo. Superior no primeiro tempo, o Coruja justificou a abertura do placar, com o goleiro samambaiense Matheus Brandão segurando um placar maior. Com mudanças no intervalo, o Salsichão igualou forças e teve na cabeçada de Caju, sob a hora regulamentar, a virada para somar três pontos.
Reviravolta colorada: Brasília 2 x 1 Real Brasília
Sem atuar no Mané Garrincha, o jogo dos times quase homônimos foi direcionado para o Serejão, em Taguatinga. No primeiro tempo, o recém- promovido Real abriu o marcador, exigindo esforço da formação rubra para igualar o marcador antes dos 45 e da mesma maneira assumir a liderança do confronto durante a etapa complementar, cadenciada até o triunfo colorado.
O retorno alviverde: Gama 2 x 0 Taguatinga
A volta gamense aos campos de futebol vivia grande expectativa pela saga vivida do clube após a falha da Sociedade Anônima de Futebol (SAF). A estreia, contudo, correu de forma positiva diante de um Taguatinga pouco inspirado para concluir lances ofensivos, apesar de saber chegar ao ataque. O placar foi construído pelo Periquito no primeiro tempo, tranquilizando a gerência da partida no segundo tempo, com uma postura mais defensiva.
Desequilíbrio de forças: Ceilândia 0 x 3 Brasiliense
Resultado diferente da tônica vista nos tempos recentes, com os representantes das duas últimas finais do Candangão. A cômoda goleada se construiu, em linhas gerais, por uma combinação entre um futebol deficitário apresentado por um conjunto desfigurado do Gato Preto e da manutenção e acerto do técnico Luan Carlos, do lado amarelo.
O primeiro vencedor: Santa Maria 1 x 2 Paranoá
Jogo solitário do sábado (28/01), o confronto da Águia com a Sucuri foi realizado no Estádio Serra do Lago, em Luziânia. Ainda com detalhes a regular em ambos lados, a diferença no placar, quando alterado, sempre esteve a favor do Paranoá, primeiro vencedor e líder parcial antes dos demais duelos desta primeira rodada.
Confira os jogos da segunda rodada deste Candangão 2023:
Sexta-feira (3/2)
15h, no Defelê — Real Brasília x Ceilândia
19h, no Serejão — Brasiliense x Gama
Sábado (4/2)
15h, no Defelê — Paranoá x Brasília
Domingo (5/2)
10h, no Serejão — Samambaia x Santa Maria
15h30, no Serejão — Taguatinga x Capital
*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz