Momentos antes da bola rolar no Estádio Santiago Bernabéu nesta quinta-feira (26/01), pelas quartas de final da Copa do Rei, entre Real Madrid e Atlético de Madrid, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) demonstraram apoio a Vinicius Junior. O atacante merengue foi alvo de incitação ao suicídio feito por organizados colchoneros.
Um boneco com sua camisa foi pendurado em uma ponte na capital espanhola durante a madrugada. Esta não é a primeira vez em que os rivais incitam o brasileiro entre as provocações, com temas raciais sempre inseridos entre as ofensas ao camisa 20. A entidade verde-amarela declarou repúdio em publicação nas redes sociais, tratando como absurda a perseguição ao atleta.
A correspondente espanhola divulgou comunicado em apoio a Vini Junior no dia da definição da última vaga para as semifinais de sua copa nacional. “A RFEF lamenta e condena o ato intolerável cometido na prévia do duelo. Além disso, queremos mandar uma mensagem de apoio a Vinicius, ameaçado diretamente por radicais de uma maneira deplorável”, iniciou a nota.
“Este tipo de manifestações, carregadas de ódio, só fomentam a violência e não cabem em nosso esporte. O futebol deve ser vivido com paixão, mas respeitando sempre os jogadores, o adversário e as torcidas. É inaceitável que se tomem este tipo de vandalismo que não ajuda em nada a uma festa tão bonita como pode ser o dérbi madrilenho”, diz a mensagem da instituição.
*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz