Jornal Correio Braziliense

Futebol sul-americano

Campeonatos nacionais regressam na América do Sul: confira os favoritos

Rivais de clubes brasileiros na Libertadores e na Sul-Americana, equipes de três países pisam os gramados nas competições nacionais neste fim de semana, com outros dois já rolando e os restantes aguardando início breve

A espera pelos campeonatos nacionais é uma ansiedade nos fãs de futebol de todo o continente, não sendo só um fenômeno brasileiro, no caso do fim dos estaduais. Os clubes dos nove países competidores nas copas internacionais, ao lado do Brasil, têm calendário com partidas das elites já no fechamento do primeiro mês do ano, em alguns casos.

Na Libertadores, a fase prévia tem início em 7 de fevereiro, com a entrada dos brasileiros Atlético-MG e Fortaleza nos dias 22 e 23, respectivamente. A fase de grupos está prevista para arrancar em 5 de abril. A Copa Sul-Americana, por sua vez, terá as fases nacionais na segunda semana de março, sem os times do Brasil. Estes entram na fase de grupos, junto do torneio principal. Confira, agora, os status das competições nacionais espalhadas pela América do Sul.

Onde a bola rola

O primeiro campeonato a ter início foi o Apertura, espécie de primeiro turno, no Chile. Vindo de cortar o tetracampeonato dos rivais da Universidad Católica, o Colo-Colo também almeja sua sequência, enquanto a Universidad de Chile deseja recuperar o nível. A segunda rodada se joga neste fim de semana.

As primeiras partidas na Colômbia sucedem na mesma data, com uma estreia solitária e sem gols entre Atlético Bucaramanga e Envigado abrindo as disputas na última terça-feira (24/1). Após o inesperado título do Deportivo Pereira, os grandes do país batalham pelo campeonato. Os maiores favoritos são o Atlético Nacional, o Junior de Barranquilla, o Millonarios e o Tolima.

Onde começa

As celebrações pelo título da Copa do Mundo já cessam na Argentina nesta sexta-feira (27/1). A liga local em turno único, com 27 rodadas, abre a temporada de clubes no país hermano, contando com o Racing, campeão de duas supercopas seguidas, metido entre os favoritos Boca Juniors e River Plate.

No dia de arranque na terra da prata também tem bola rolando no Paraguai e em grande estilo. Libertad e Guaraní fazem um dos clássicos do país já na abertura. Ambos são favoritos ao lado do atual campeão Olímpia e do Cerro Porteño. Na Bolívia, o campeonato começa no dia 5 de fevereiro, contando com os mesmos favoritos: Bolívar e The Strongest.

Onde os estádios seguem fechados

Neste quesito, a situação peruana é a mais preocupante. Em crise intensa desde a falha do golpe de estado do ex-presidente, deposto por impeachment, Pedro Castillo, a onda de protestos impossibilitou, entre outras coisas, a volta do futebol. Neste momento, a primeira rodada foi considerada adiada e, às vésperas da segunda, não há previsão de bola rolando.

Após um ano atípico no Uruguai, com o Nacional em grande alta e o Peñarol sequer se classificando para a Libertadores, os atuais campeões são o atrativo deste fim de semana com a Supercopa local diante do Liverpool, também de Montevidéu, neste domingo (29/1). Apesar de terem três torneios no ano, os charrúas esperam um pouco mais pela volta do futebol.

Por questões do calendário, Equador e Venezuela também aguardam um pouco mais pelos campeonatos nacionais. Esta mesma instância é aguardada no Brasil, que tem os campeonatos estaduais como atrativo de momento, além da Supercopa.

*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz