Com a proximidade do Campeonato Candango de 2023 - faltam pouco mais de uma semana para o início do torneio regional -, os últimos ajustes começam a ser feitos. Na noite desta terça-feira (17/1), a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e a Comissão Distrital de Árbitos de Futebol (CDAF) realizaram a apresentação oficial de árbitros escalados para trabalhar nos torneios locais em evento na Universidade de Brasília (UnB).
Durante a apresentação, o presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, prometeu dar mais atenção à equipe de arbitragem de Brasília. Segundo ele, a equipe é fundamental para o desenvolvimento local. O dirigente ressaltou, ainda, ter quitado a taxa de serviços da temporada de forma antecipada. “Hoje, na minha gestão, priorizo oferecer o que posso cumprir. Sei da responsabilidade do trabalho de vocês”, disse.
Além de representantes das entidades do mundo da bola, Leila Cruz, escolhida para compor a arbitragem na Copa do Mundo Feminina, também esteve presente no evento. A árbitra disse esperar colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo da carreira para representar o Brasil da melhor forma. O evento internacional ocorre entre 20 de julho e 30 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia.
“A expectativa é de que seja um evento incrível e que eu possa representar bem o meu país e a minha federação. Será tudo em prol do futebol”, explicou. Leila não será a única brasileira na competição. Além dela, a lista de arbitragem conta com outros três nomes: Edina Alves, Neuza Back, Daiane Muniz. Outros nomes como o de Rodrigo Raposo, Marcelo Rudá, Lehi Sousa, Rafael Diniz, Lucas Guerra e Lucas Modesto, árbitros do quadro da CBF, também participaram da apresentação.
Candangão 2023
O Campeonato Candango, principal competição de futebol do Distrito Federal, terá início em 28 de janeiro. Ao todo, são dez clubes participantes, sendo eles: Brasília, Brasiliense, Capital, Ceilândia, Gama, Paranoá, Real Brasília, Samambaia, Santa Maria e Taguatinga. O torneio será decidido em duas finais, em 8 e 15 de abril respectivamente. O duelo de abertura do Candangão será entre Santa Maria x Paranoá, no Estádio Serra do Lago, em 28 de janeiro, às 15h.
Ao todo, seis estádios serão utilizados nas disputas. O Defelê será casa de três times: Real Brasília, Gama e Paranoá. Brasiliense e Taguatinga irão dividir o Serejão. O Ceilândia será mandante no Estádio Abadião. Os estádios JK (Capital), Rorizão (Samambaia) e Serra do Lago (Santa Maria) também receberão as partidas do Candangão.
*Estagiária sob a supervisão de Danilo Queiroz