Está aberta a votação para o troféu da Atleta da Torcida, do Prêmio Brasil Olímpico, entregue pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Oito nomes de diferentes modalidades concorrem na categoria popular da premiação marcada para ser realizada em 2 de fevereiro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
Os favoritos da torcida podem ser votados no site do Prêmio Brasil Olímpico. O pleito ficará disponível até momentos antes do início da cerimônia de gala na Zona Oeste da cidade. Para formar o páreo, o COB selecionou alguns dos principais nomes do esporte nacional, com destaque em 2022 e forte engajamento nas redes sociais.
Concorrem ao troféu: Alison dos Santos (atletismo), Ana Marcela Cunha (águas abertas), Arthur Nory (ginástica artística), Hugo Calderano (tênis de mesa), Marcus D'Almeida (tiro com arco), Rafaela Silva (judô), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística).
Na premiação do ano passado, a ex-jogadora de vôlei campeã olímpica nos Jogos Londres-2012 e prata em Tóquio-2020, Fernanda Garay, faturou o prêmio com direito a recorde de participação do público, ao receber 42,5% dos 395 mil votos dos internautas.
“Chegou a hora de o público escolher seus atletas favoritos no Prêmio Brasil Olímpico. Temos grandes nomes que brilharam no ano em que o Brasil foi muito bem nos campeonatos mundiais. Será uma disputa muito acirrada, pois são atletas espetaculares, carismáticos e que possuem muitos seguidores nas redes sociais”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley.
Vencedores do Atleta da Torcida
2014 – Flávia Saraiva (ginástica artística)
2015 – Thiago Pereira (natação)
2016 – Rafaela Silva (judô)
2017 – Caio Bonfim (atletismo)
2018 – Henrique Avancini (ciclismo MTB)
2019 – Hugo Calderano (tênis de mesa)
2021 – Fernanda Garay (vôlei)
Prêmio Inspire
Além da votação para o favorito da galera, o COB entregará, em fevereiro, o Prêmio Inspire para a atleta mais influente de 2022. Concorrem à honraria: Ana Marcela Cunha, Bia Haddad Maia (tênis), Mayra Aguiar (judô), Rafaela Silva e Rebeca Andrade.
“O foco do Prêmio Inspire não é apenas enaltecer os feitos esportivos, mas sim ressaltar a trajetória destas grandes mulheres, que são exemplos para a juventude. Inspirar vai muito além do pódio. É sobre potencial”, ressalta o presidente do COB.