Jornal Correio Braziliense

Fórmula 1

Fórmula 1 anuncia maior calendário da história, com 23 etapas ao todo

Com 23 etapas, a principal categoria do automobilismo mundial começa no terceiro dia de março, com os testes do Grande Prêmio do Bahrein. GP de São Paulo será durante o feriadão do Dia de Finados, na primeira semana de novembro

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) deu a conhecer nesta terça-feira (17/01) o calendário da temporada de 2023 da Fórmula 1. Semelhante aos dois numerais finais que marcam o corrente ano, a entidade confirmou 23 etapas no decorrer das disputas atuais, um recorde nos 73 anos da categoria.

Anualmente aguardado dentro e fora do país, o Grande Prêmio de São Paulo (nome da prova brasileira adotado em 2020) também tem data marcada: acontecerá entre 3 e 5 de novembro, durante o feriado prolongado de Finados. A corrida sprint, espécie de mini-prova extra, experimentada nos anos anteriores em Interlagos, ainda não foi confirmada.

Algumas expectativas para o arranque da competição são amplamente aguardadas pelos fãs de velocidade ao redor do mundo. Entre elas, a alteração na curva Eau Rouge, no circuito Belga de Spa-Francorchamps e a volta do Grande Prêmio de Las Vegas, a última de três corridas nos Estados Unidos para este ano, em uma tendência repetida em relação aos anos 1980, com múltiplas corridas neste país, ao lado das pistas de Miami e Austin.

Porém, a pista do estado de Nevada ainda deve aguardar a homologação da entidade organizadora. Este é o único traçado ainda não confirmado oficialmente, ainda que a Fórmula 1 conte com as datas de 16 a 18 de novembro reservadas para a reestreia nesta corrida, a penúltima da temporada, podendo ser uma determinante para o título.

O ano de 2023 também marca a estreia oficial do australiano Oscar Piastri, na McLaren, do holandês Nyck de Vries, na Alpha Tauri, e do estadunidense Logan Sargeant, na Williams. Além dos novatos, o experiente piloto alemão Nico Hulkenberg volta à categoria após dois anos, substituindo o compatriota Mick Schumacher, na Haas.

*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz