O ano esportivo acabou de começar, mas 2023 já entra em cena com status de importantíssimo para as pretensões brasileiras visando os Jogos Olímpicos de Paris-2024. De janeiro até dezembro, o calendário internacional reserva diversas competições qualificatórias para o evento francês e os atletas nacionais podem terminar a temporada com o passaporte carimbado para a competição.
Várias modalidades carregam a importância de oferecerem classificação direta em eventos de status mundial. O handebol, o vôlei, o basquete, a canoagem e a vela se destacam neste quesito. Algumas outras, como o surfe, o skate e o judô, valem muito para os rankings olímpicos. Com isso, bons desempenhos somam pontos valiosos no sonho de disputar Paris-2024.
Considerado as Olimpíadas das Américas, os Jogos Pan-Americanos, marcados para Santiago, no Chile, são outro bom meio de os brasileiros chegarem até à França. Diversas modalidades disputadas na competição continental vão dar vagas diretas para Paris-2024. Confira os principais eventos que movimentam a temporada esportiva.
Mundial de Handebol Masculino
- Data: 11 a 29 de janeiro
- Onde: Polônia e Suécia
- O Mundial de Handebol na Polônia e na Suécia dará uma vaga em Paris ao campeão. O Brasil não está entre os favoritos da competição, mas tenta fazer história e começa a caminhada no grupo C ao lado de Suécia, Uruguai e Cabo Verde.
Circuito Mundial de Surfe
- Data: a partir de 29 de janeiro
- Um dos grandes vetores de medalha do Brasil em Tóquio-2020, a temporada do Surfe começará no fim do mês. Os 10 mais bem classificados ao fim de 2023 estarão em Paris-2024, com limite de dois atletas por gênero para cada país.
Campeonato Mundial de Skate Street
- Data: 29 de janeiro a 5 de fevereiro
- Onde: Sharjah, Emirados Árabes Unidos
- Outra esperança de medalha do Brasil, o skate street, modalidade de Rayssa Leal, abre a temporada no Mundial de Sharjah, entre janeiro e fevereiro. Os pontos do título são muito importantes para a corrida de vaga via ranking olímpico.
Campeonato Mundial de Skate Park
- Data: 5 a 12 de fevereiro
- Onde: Sharjah, Emirados Árabes Unidos
- Em fevereiro, o mesmo local recebe o Mundial de skate park, modalidade do brasileiro Luiz Francisco, também distribuirá os primeiros pontos do ranking olímpico. Um título é passo importante no sonho de chegar a Paris-2024.
Campeonato Mundial de Judô
- Data: 7 a 14 de maio
- Onde: Doha, Catar
- Sede da última Copa do Mundo, o Catar recebe o Mundial de Judô, um dos esportes que mais rendem medalhas ao Brasil. Nomes como Rafaela Silva e Mayra Aguiar poderão somar pontos para o ranking de vagas para as próximas Olimpíadas.
Mundial de Tênis de Mesa
- Data: 20 a 28 de maio
- Onde: Durban, na África do Sul
- Pela primeira vez na história, o Mundial de tênnis de mesa será jogado na África do Sul. A modalidade volta para o continente africano depois de mais de 60 anos sem um torneio deste porte.
Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos
- Data: 14 a 30 de julho
- Onde: Fukuoka, Japão
- Maior competição da temporada, o Mundial vai dar diversas vagas. Na natação, serão três de cada provas, mesmo índice da maratona aquática. No polo aquático, os finalistas vão para Paris, assim como os 12 melhores atletas dos saltos ornamentais.
Campeonato Mundial de Vela
- Data: 10 a 20 de agosto
- Onde: Haia, Holanda
- O Mundial de Vela distribuirá 107 vagas nas Olimpíadas em 10 dias do mês de agosto. As classes Windsurf, Kiteboarding, Dinghy, Dinghy misto, Skiff e Multihull misto estarão em jogo em Haia, na Holanda.
Campeonato Mundial de Atletismo
- Data: 19 a 27 de agosto
- Onde: Budapeste, Hungria
- Com destaque para Alison dos Santos, os brasileiros poderão buscar vagas no torneio pelo índice olímpico. A disputa também vale pontos para o ranking mundial, outra forma de classificação do atletismo para Paris-2024.
Mundial de Canoagem de Velocidade
- Data: 23 a 27 de agosto de 2023
- Onde: Duisburg, Alemanha
- A disputa na Alemanha será muito importante, pois é a que mais distribui vagas em Paris-2024. Brasileiros como Isaquias Queiroz tentam a classificação para a Olimpíada nas provas das classes K1, K2, K4, C1 e C2.
Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica
- Data: 23 a 27 de agosto
- Onde: Valência, Espanha
- As 14 melhores atletas do individual geral do Mundial de Ginástica Rítmica garantem vaga em Paris. A classificação será definida respeitando as regras de cada comitê nacional para a Olimpíada.
Copa do Mundo de Basquete Masculino
- Data: 25 de agosto a 10 de setembro
- Onde: Filipinas, Japão e Indonésia
- Com o Brasil lutando por uma vaga nas eliminatórias (a definição será em fevereiro), o Mundial de Basquete dará classificação para Paris. Os dois melhores das Américas e da Europa e os melhores da África, Ásia e Oceania vão para a França.
Campeonato Mundial de Canoagem Slalom
- Data: 19 a 24 de setembro
- Onde: Lee Valley, Grã Bretanha
- O Mundial de canoagem é extremamente importante no ano pré-olímpico. O torneio, marcado neste ano para a Grã Bretanha, distribuirá 60 vagas para os Jogos de 2024. Os brasileiros devem marcar presença na lista.
Campeonato Mundial de Ginástica Artística
- Data: 29 de setembro a 8 de outubro
- Onde: Antuérpia, Bélgica
- Outro esporte que garante medalhas para o Brasil, a ginástica artística terá o Mundial de 2023, realizado na Bélgica. Os oito melhores ginastas do masculino e as 14 do feminino, além de nove equipes, vão para Paris-2024 pelo torneio.
Pré-olímpico de vôlei masculino
- Data: 16 a 24 de setembro (feminino)
- 30 de setembro a 8 de outubro (masculino)
- Com as 24 melhores seleções dividas em três grupos, com sedes a definir, o pré-olímpico de vôlei classifica seis equipes para as Olimpíadas de 2024. O Brasil é figurinha carimbada nas disputadas da modalidade.
Jogos Pan-Americanos
- Data: 20 de outubro a 5 de novembro
- Onde: Santiago, Chile
- Potência das Américas, o Brasil pode garantir várias entre outubro e novembro nos Jogos Pan-Americanos. A competição classifica considerando as regras específicas de cada uma das modalidades. Boxe, polo aquático e vela dão vagas diretas.
Campeonato Mundial de Handebol Feminino
- Data: 30 de novembro a 17 de dezembro
- Onde: Dinamarca, Noruega e Suécia
- Último torneio do ano pré-olímpico, o Mundial de Handebol feminino levará o país campeão para os Jogos Olímpicos. Na edição de 2021, a Seleção Brasileira do esporte fico em sexto lugar no torneio.