Os garotos do Ceilândia Esporte Clube estrearam na Copinha da melhor forma possível. A equipe alvinegra garantiu a ponta da tabela do Grupo 6 após vencer o Avaí por 3 x 1, no Estádio de Catanduva (SP), na noite desta terça-feira (3/1). Quem também acompanha o futebol profissional se recordou da Copa do Brasil 2022, quando o time do DF venceu os catarinenses pelo mesmo placar. O próximo desafio do Gato Preto é contra o anfitrião Catanduva e o Avaí encara o América-RN.
A forte chuva na cidade do interior paulista atrasou o jogo alguns minutos, mas não impediu de acontecer a grande partida entre Avaí x Ceilândia. Desde o início, o grupo alvinegro mostrou talento e não deu brechas para os adversários. Apesar das boas chances criadas, o primeiro gol só foi sair aos 26 de jogo. De pênalti, Charles cobrou bem e deixou o Ceilândia na frente. Enquanto a torcida em casa ainda comemorava, o Avaí também deixou uma bola na rede. Três minutos depois, Chamonge deixou tudo igual na contagem.
Os times voltaram do intervalo com o mesmo número de gols para cada lado, mas nos minutos iniciais da segunda etapa o Ceilândia mudou isso. Aos 4, Charles foi derrubado e o juiz apitou o pênalti. O camisa 9 foi para a cobrança mais uma vez, chutou bem e deixou o Gato Preto com a vantagem. Depois, a equipe diminuiu um pouco o ritmo em campo e ficou com o trabalho de impedir chegadas perigosas do Avaí. Para fechar a noite com chave de ouro, Lilla garantiu o terceiro do alvinegro aos 41 minutos.
Com o placar por 3x1, o Ceilândia garantiu a liderança no Grupo 6 pelo saldo de gols. O próximo compromisso na Copa São Paulo é na sexta-feira (6/1), contra o vice-líder Catanduva, às 17h45, em jogo que pode encaminhar a classificação para o mata-mata. Precisando de um resultado positivo, o Avaí encara o América-RN, às 20h.
Copinha 2023
A Copa São Paulo de Futebol Junior abriu a temporada 2023 do futebol brasileiro. Ao todo, 128 times estão na disputa da maior vitrine de talentos do Brasil. Após o encerramento da primeira fase, as duas melhores equipes de cada um dos 32 grupos avançam para confrontos de caráter único é eliminatório. Ceilândia e Gama são os representantes do Distrito Federal na competição.
*Estagiária sob supervisão de Danilo Queiroz