O Brasília entrou na onda dos medalhões e acertou a contratação de um experiente jogador para a disputa do Campeonato Candango de 2023, com início marcado para o final de janeiro. No início da noite deste domingo (1º/1), o clube colorado deu um baita presente para a sua torcida e anunciou a chegada do atacante Ricardo Oliveira, de 42 anos. De carreira consolidada em grandes equipes do futebol brasileiro, o centro-avante ostenta, inclusive, experiência na Seleção Brasileira.
Antes de desembarcar para a primeira experiência profissional no futebol do Distrito Federal, Ricardo Oliveira estava vestindo a camisa do Athletic, clube-empresa da elite de Minas Gerais. Na carreira, o atacante se destacou, principalmente, nas duas passagens pelo Santos. Em 2003, foram 20 gols marcados em 31 partidas pelo clube da Vila Belmiro. No retorno, em 2015, foram mais 140 jogos e 71 bolas na rede do camisa nove.
O atacante vestiu, ainda, as camisas de diversos clubes grandes no Brasil. Relevado pela Portuguesa Santista, o camisa nove passou ainda por São Paulo, Atlético-MG e Coritiba. Fora do Brasil, Ricardo Oliveira atuou pelo italiano Milan e pelos espanhóis Valencia, Real Betis e Real Zaragoza. O jogador também atuou alguns anos nos Emirados Árabes por Al Jazira e Al Wasl. Agora, toda a experiência estará a serviço do Brasília no Candangão 2023.
O histórico de títulos do atleta de 42 anos explica o interesse do Brasília em tê-lo no elenco para o Candangão 2023. Pela Seleção Brasileira, Ricardo Oliveira foi campeão da Copa América de 2004 e da Copa das Confederações de 2005. Nos clubes, o atacante comemorou as conquistas da Liga dos Campeões da Europa (Milan), do Campeonato Espanhol (Valencia), da Copa do Rey (Betis), do Campeonato Brasileiro (São Paulo) e do Campeonato Paulista (Santos), entre outros.
Acordado com o Brasília para os primeiros meses da temporada 2023, Ricardo Oliveira deve desembarcar no Distrito Federal no fim da próxima semana, quando se juntará aos demais companheiros no Colorado, que já estão treinado em preparação para o Campeonato Candango. Oito vezes campeão local, o Avião estreia no torneio em 29 de janeiro, contra o Real Brasília. O jogo ainda não tem local definido, mas a equipe trabalha para atuar no Estádio Nacional Mané Garrincha.