Momentos antes da bola rolar no Estádio Santiago Bernabéu nesta quinta-feira (26/01), pelas quartas de final da Copa do Rei, entre Real Madrid e Atlético de Madrid, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) demonstraram apoio a Vinicius Junior. O atacante merengue foi alvo de incitação ao suicídio feito por organizados colchoneros.
Um boneco com sua camisa foi pendurado em uma ponte na capital espanhola durante a madrugada. Esta não é a primeira vez em que os rivais incitam o brasileiro entre as provocações, com temas raciais sempre inseridos entre as ofensas ao camisa 20. A entidade verde-amarela declarou repúdio em publicação nas redes sociais, tratando como absurda a perseguição ao atleta.
A CBF repudia veementemente os atos racistas sofridos mais uma vez por @vinijr. A intolerância e a discriminação não fazem parte do esporte e devem ser extintas da sociedade.
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) January 26, 2023
Esperamos que os responsáveis sejam identificados e punidos perante a lei.
????: Lucas Figueiredo / CBF pic.twitter.com/VrIta1jXdQ
A correspondente espanhola divulgou comunicado em apoio a Vini Junior no dia da definição da última vaga para as semifinais de sua copa nacional. “A RFEF lamenta e condena o ato intolerável cometido na prévia do duelo. Além disso, queremos mandar uma mensagem de apoio a Vinicius, ameaçado diretamente por radicais de uma maneira deplorável”, iniciou a nota.
“Este tipo de manifestações, carregadas de ódio, só fomentam a violência e não cabem em nosso esporte. O futebol deve ser vivido com paixão, mas respeitando sempre os jogadores, o adversário e as torcidas. É inaceitável que se tomem este tipo de vandalismo que não ajuda em nada a uma festa tão bonita como pode ser o dérbi madrilenho”, diz a mensagem da instituição.
*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.