A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) vai se reunir com a Secretária de Segurança Pública (SSP), nesta quinta-feira (18/1). O encontro tem como pauta principal o esquema de policiamento para o Campeonato Candango 2023. Um dos focos é a segurança para o clássico verde-amarelo entre Brasiliense e Gama, a ser realizado em 4 de fevereiro. No mesmo dia, acontece o duelo entre América-MG e Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro.
De acordo com o presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, o alto volume de jogos na capital foi, primeiramente, alinhado entre organizadores e SSP. Além disso, o dirigente afirmou que uma das preocupações é com o planejamento de segurança para o encontro entre Brasiliense e Gama, mas que a federação confia no trabalho da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Enquanto a bola rola para os clubes do quadradinho, o Estádio Nacional Mané Garrincha recebe o duelo entre América-MG e Cruzeiro, às 16h30, válido pelo Campeonato Mineiro. O apito inicial entre as partidas tem apenas meia hora diferença. O assunto também será tratado na conversa entre FFDF e SSP, segundo Daniel. "A polícia de Brasília é competente. Vamos trabalhar e alinhar para que tudo ocorra tudo bem durante as partidas", explicou.
Em conversa com o Correio, o presidente do Gama, Wendel Lopes, indicou tranquilidade quanto à realização simultânea das partidas e comparou com anos anteriores. “Geralmente, em competições anteriores, a PM não indicava fazer dois jogos na mesma cidade e no mesmo dia. Já tivemos jogos apenas com o Batalhão do Gama, por exemplo. Não havia interferência”, contou.
Além da participação da PMDF, a realização dos clássicos candangos contará com torcida única. Na estreia do Candangão 2023, o Ceilândia enfrenta o Brasiliense apenas com torcedores do Gato Preto. Na rodada seguinte, o Jacaré recebe o Gama, no Serejão, somente com apoiadores do clube amarelo.
Clássico verde-amarelo
Como é de conhecimento público, o duelo entre Brasiliense e Gama exige maior atenções por parte dos militares. Isso porque, em ocasiões anteriores, a torcida de ambos os times protagonizaram cenas de terror no futebol local.
Há quase um ano, o clássico teve mais uma página manchada na história devido a uma confusão generalizada no Estádio Nacional Mané Garrincha. Em duelo válido pelo Candangão 2022, em 26 de janeiro, o alviverde vencia por 3 x 2 quando, nos últimos 10 minutos de partida, o bloqueio entre as torcidas foi furado e começou uma confusão generalizada. A partida retornou somente quando o público foi retirado da arena.
Na época, o Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal (TJD/DF) suspendeu os membros das torcidas organizadas de Gama e Brasiliense dos estádios do DF.
*Estagiária sob a supervisão de Danilo Queiroz
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.