Arbitragem

Arbitragem do Mundial de Clubes anunciará decisões do VAR por microfone

Sistema de tira-teima é tradicional nas principais ligas americanas e terá introdução no futebol com experimento da Fifa

Paulo Martins*
postado em 18/01/2023 15:36
Decisões do VAR, como a anulação do gol de Griezmann e sua expulsão por reclamação contra a Tunísia, na Copa do Mundo, serão testadas com microfonia por parte do colegiado no Mundial de Clubes e na Copa Feminina -  (crédito: Franck Fife/AFP)
Decisões do VAR, como a anulação do gol de Griezmann e sua expulsão por reclamação contra a Tunísia, na Copa do Mundo, serão testadas com microfonia por parte do colegiado no Mundial de Clubes e na Copa Feminina - (crédito: Franck Fife/AFP)

O Conselho Internacional do Futebol (tradução para a sigla inglesa Ifab) anunciou nesta quarta-feira (18/01), em uma reunião realizada em Londres, uma nova forma de revelação das decisões de arbitragem nos recursos do árbitro de vídeo. Os juízes em campo deverão verbalizar a decisão e esta será conhecida pelo público no estádio e nas transmissões oficiais do Mundial de Clubes, prestes a iniciar, em fevereiro.

O órgão composto pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) e pelas federações nacionais dos países do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) ampliou a novidade para a Copa do Mundo Feminina, a ser realizada entre julho e agosto, na Austrália e na Nova Zelândia. O mediador dos jogos utilizará a sua voz através do próprio sistema de microfones pelos quais este se comunica com os companheiros de partida.

Contudo, caberá ao juiz principal de campo ativar a sua transmissão para os sistemas de som do estádio e das transmissões oficiais através de um aparelho disposto em sua cintura. A fórmula já é largamente utilizada na National Football League (NFL), a liga estadunidense de futebol americano. Na National Basketball Association (NBA), maior campeonato de basquete do mundo, por exemplo, as decisões são reveladas por um microfone na mesa da súmula.

Vão deixar o jogo correr

Na mesma reunião, foi decidido pela implementação do que foi definido como “jogo deliberado” em situações duvidosas de impedimento. A favor da fluidez do jogo, o órgão resolveu que a arbitragem será obrigada a deixar o jogo seguir em ocasiões de jogo desta natureza, sendo irregular a paralisação antes de uma decisão certeira, caso seja possível uma correção. A regra entrará nas chamadas Leis do Jogo a partir da temporada europeia de 2023/2024, no próximo mês de julho.

Em tentativa de contrapartida às polêmicas, também foram considerados bem-sucedidos os testes do impedimento semi-automático no arbitro de vídeo durante a Copa do Mundo Qatar-2022. Uma das evidências foi o acerto na anulação de pelo menos dois gols impedidos da Argentina na estreia do Mundial, contra a Arábia Saudita, resultando na derrota por 2 x 1.

*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE