O fim de semana marcou a estreia de dois dos principais estaduais do calendário brasileiro. Os Campeonatos Carioca e Paulista tiveram as primeiras emoções com vitórias de grandes clubes, como Flamengo, Fluminense e Santos. Porém, a maioria das equipes de maior calibre foram surpreendidas por times considerados pequenos. Casos de Botafogo, Corinthians, Palmeiras e Vasco. O quarteto não conseguiu sair de campo com vitória na primeira partida do ano.
No Rio de Janeiro, o Fluminense não passou muito sufoco para ganhar do Resende, por 2 x 0, no sábado (14/1). O primeiro gol a favor do tricolor foi contra, mesmo tendo a participação do artilheiro Germán Cano. De pênalti, Alan fechou o placar. Com um time alternativo, o Vasco fez diversas homenagens para Roberto Dinamite, morto no último domingo (8/1). Porém, faltou eficiência ofensiva e o cruzmaltino não tirou o zero do placar contra o Madureira.
No domingo (15/1), o Botafogo foi o primeiro grande carioca a sofrer um revés no ano. O Glorioso recebeu o Audax Rio, no Nilton Santos, e perdeu por 1 x 0. Primo do ex-meia brasiliense Kaká, Higor Leite anotou uma pintura ao chutar do meio-campo. O Flamengo, entretanto, passeou. No Maracanã, o rubro-negro engatou a segunda no Carioca ao bater a Portuguesa, por 4 x 1. Pedro, Gabigol, Fabrício Bruno e Thiago Maia colocaram a bola na rede na partida.
Paulistão
No Campeonato Paulista, somente o Santos conseguiu abrir a temporada 2023 com três pontos. Todos os outros grandes times do estado tropeçaram. No sábado (14/1), em noite de muitas homenagens para o Rei Pelé antes, durante e depois da partida, o alvinegro praiano levou um baita susto quando o Mirassol saiu na frente. Porém, o Peixe contou com a qualidade de Marcos Leonardo e Lucas Braga para garantir a virada no gramado da Vila Belmiro.
Ainda no sábado (14/1), o Palmeiras não saiu do 0 x 0 contra o São Bento, no Allianz Parque. No domingo (15/1), o São Paulo também não colocou a bola na rede contra o Ituano, amargou o mesmo resultado e deixou o campo vaiado. O Corinthians teve uma estreia ainda mais negativa. Diante do Bragantino, na primeira partida entre times da Série A do Campeonato Brasileiro em 2023, o alvinegro foi derrotado por 1 x 0. Artur marcou o gol do triunfo do time de Bragança Paulista.
O goleiro corintiano Cássio lamentou o revés. "É sempre muito difícil jogar aqui, tivemos algumas chances e não conseguimos fazer. Mas é apenas o primeiro jogo do ano. Se a gente tivesse ganhado, eu estaria falando a mesma coisa, que precisamos evoluir, crescer, trabalhar. E temos muito a crescer. A gente quer fazer um movimento e a perna não responde. Infelizmente sofremos a derrota, Mas é seguir trabalhando para na próxima partida já buscar a vitória e seguir evoluindo", avaliou.
Paranaense
No domingo (15/1) Coritiba estreou com vitória no Campeonato Paranaense, contra o Aruko, por 1 x 0, diante de um público diferente do convencional. Punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR), o Coxa pôde vender ingressos apenas para mulheres e crianças de até 12 anos. Mais de oito mil torcedores compareceram. "Nunca tinha presenciado tal situação. É a imposição de um gênero, fiquei emocionado. Hoje, sem dúvida nenhuma, foi o estádio mais bonito do mundo", destacou o técnico português António Oliveira. Um dia antes, o Athletico-PR atropelou o Rio Branco-PR, por 4 x 0.
Resultados
Campeonato Paulista - 1ª rodada
Sábado (14/1)
Inter de Limeira 0 x 3 São Bernardo
Portuguesa 0 x 2 Botafogo-SP
Santo André 1 x 0 Guarani
Palmeiras 0 x 0 São Bento
Santos 2 x 1 Mirassol
Domingo (15/1)
Água Santa 1 x 3 Ferroviária
Bragantino 1 x 0 Corinthians
São Paulo 0 x 0 Ituano
Campeonato Carioca - 1ª rodada
Sábado (14/1)
Nova Iguaçu 0 x 0 Volta Redonda
Resende 0 x 2 Fluminense
Vasco 0 x 0 Madureira
Domingo (15/1)
Boa Vista 2 x 2 Bangu
Botafogo 0 x 1 Audax
Flamengo 4 x 1 Portuguesa
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.