O mundo dos games reprovou uma fala da Ministra dos Esportes, Ana Moser, que afirmou que eSports não são esportes e fazem parte da indústria do entretenimento. Gamers e outras personalidades da área usaram as redes sociais para criticar a ex-jogadora de vôlei, que assumiu a pasta recriada no governo Lula.
- Iate Clube recebe o 51º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist
- Destaques do São José reforçam elenco feminino do Real Brasília
Alguns relembraram uma publicação do perfil do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral, em que o chefe do Executivo afirmava que os jogos eletrônicos não eram apenas entretenimento.
"Videogame não é apenas entretenimento, é também cultura, emprego e desenvolvimento tecnológico. Ontem gamers apresentaram propostas para o nosso Programa de Governo, pedindo políticas públicas que fortaleçam o setor de jogos eletrônicos no Brasil", escreveu Lula em 18 de agosto de 2022.
Videogame não é apenas entretenimento, é também cultura, emprego e desenvolvimento tecnológico. Ontem gamers apresentaram propostas para o nosso Programa de Governo, pedindo políticas públicas que fortaleçam o setor de jogos eletrônicos no Brasil.
— Lula (@LulaOficial) August 18, 2022
????: @ricardostuckert pic.twitter.com/4kxlkrZltb
Nesta terça-feira, Ana Moser afirmou que os eSports fazem parte da indústria do entretenimento. Ela comparou a preparação de um gamer à de um cantor, como Ivete Sangalo, para um show. A Ministra também ponderou que, diferentemente dos esportes convencionais, os eSports são forjados sobre uma programação que de alguma maneira limita a imprevisibilidade.
"A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. O que você fez foi se divertir, você não praticou esportes. O pessoal treina para fazer. Sim, treina, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é uma atleta da música. Ela é uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível, ele é desenhado por uma programação digital, cibernética", afirmou a Ministra em entrevista ao Uol.
"A parte boa disso é que a gente nunca precisou nem vai precisar dessa galera para dizer se é ou não esporte", afirmou Gaules, uma das principais vozes dos eSports no País, em uma live na Twitch.
Nas redes sociais, outros gamers e streamers se posicionaram de forma crítica à declaração da Ministra dos Esportes. Uma das principais divergências quanto ao ponto de vista de Ana Moser se dá sobre a capacidade dos eSports transformarem vidas, assim como os esportes convencionais. Veja algumas reações:
O mais triste na declaração da Ministra sobre ñ reconhecer os esports é perceber o despreparo sobre o assunto qnd falado pelos políticos
— Baiano (@baianolol1) January 10, 2023
Tão perdendo oportunidades gigantes de impactar a sociedade com as coisas mais puras do esportes: crescimento pessoal e transformação de VIDAS
Exatamente isso que você leu.
Esports é similar a um show da Ivette Sangalo, porque ela também TREINA para o show.
Essa frase foi da nossa atual Ministra do Esporte, @anabmoser.
Seria importante não desmerecer algo que não detém conhecimento.
Somos gigantes. pic.twitter.com/dCKezeKBEr— BD Cherrygumms (@Cherrygumms) January 10, 2023
Assim como em jogos como vôlei, futebol e outros tem as suas transmissões. Sabe as crianças que querem jogar futebol quando crescer, temos muitas delas que serem players, o joguinho senhora ministra, tem sustentando famílias e salvo crianças da marginalidade.
— Susy Egert ???? (@SusyEgert) January 10, 2023
Triste a Ministra do Esporte emitir opiniões tão rasas sobre esports sem conhecimento de como a nossa indústria transforma a sociedade com emprego, alcance, audiência e impacto social.
— FURIA jaimepadua (@jaimepadua) January 10, 2023
Espero de verdade que tenha maturidade para evoluir seu entendimento obsoleto sobre o assunto.
IVETE eSports.
— Marcelo Fadul (@faduls) January 10, 2023
Governo longe é uma maravilha, pode assim permanecer. Mas a justificativa de: "o jogo eletrônico não é imprevisível" é de chorar! pic.twitter.com/Hb6u8XBuwq
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Brasil Gato selvagem é confundido com onça e é solto em mata na Grande BH
- Mundo Sistema de controle aéreo dos EUA cai e voos são cancelados por todo o país
- Brasil Estupro de menina de 4 anos é descoberto por pediatra
- Diversão e Arte Mãe de Bia Miranda sofre grave acidente de carro em viagem
- Brasil Roubo em Uberaba: mulher é arrastada por suspeitos em moto; veja
- Brasil Adolescente é estuprada após marcar encontro por rede social
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.