Maior vitrine de novos talentos do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional Copinha, começa nesta segunda-feira (2/1) com a participação de 128 equipes de todos os estados do país e do Distrito Federal. No esquenta para a competição, o Correio separou 10 jogadores para ficar de olho na 53ª edição do torneio.
A última edição da principal competição de futebol de base do país foi a responsável por apresentar ao mundo a joia mais comentada da atualidade: o brasiliense Endrick, campeão e destaque pelo Palmeiras. Aos 15 anos, ele foi o craque da competição com seis gols em sete partidas e findou os gracejos rivais com o título inédito para o Verdão.
Luís Guilherme - Palmeiras
O meia-atacante herdou o protagonismo de Endrick entre as Crias da Academia. Aos 16 anos, sergipano de Aracaju se destaca pela versatilidade. Embora jogue por dentro, pode atuar pelos extremos do campo, explorando a velocidade e a jogada individual. Em 2022, foi campeão da Copinha, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, ambos sub-17.
Pedrinho - São Paulo
Aos 19 anos, o camisa 10 de Cotia chama a atenção pelo poder de definição e visão de jogo. Na edição de 2022 da Copinha, anotou dois gols, mas amargou uma lesão que o deixou de fora da sequência da competição. Agora, o meia-atacante recebe uma nova chance para convencer nos gramados de base e, quem sabe, persuadir Rogério Ceni a promovê-lo ao elenco principal tricolor.
Pedro - Corinthians
Com passagens pelos elencos de base da Seleção Brasileira, Pedro é um dos principais nomes da equipe do Parque São Jorge. Meio ofensivo, tem passe refinado e boa capacidade de finalização. Em dezembro, marcou um dos dois gols da vitória do sub-20 alvinegro contra os profissionais.
Deivid - Santos
A versão 2023 dos Meninos da Vila conta com a qualidade de do atacante Deivid. Em 2022, o centroavante integrou os elencos sub-17 e sub-20 do Peixe e balançou as redes em 36 oportunidades. O faro de gol resultou em uma multa rescisória de R$ 100 milhões.
Ryan Luka - Flamengo
Nas categorias de base do Flamengo desde 2015, o atacante de 19 anos é um dos principais candidatos a protagonistas. A qualidade na finalização e a cabeçada são os principais atributos de Ryan Luka. Em 2022, anotou oito gols e colaborou com duas assistências pela equipe sub-20. É figurinha carimbada nas seleções de base e orgulha-se de experiências pelo time profissional rubro-negro.
Rayan Vitor - Vasco
É uma das principais apostas da diretoria cruzmaltina para a competição de base. Aos 16 anos, desperta a atenção do futebol europeu. Atento, o Vasco colocou uma multa rescisória de 80 milhões de euros (cerca de R$ 440 milhões). Em competições pelos times sub-17 e sub-20 de São Januário, marcou 31 gols em 43 partidas.
Arthur - Fluminense
Aos 17 anos, o meio-campista desfilará pelos gramados da Copinha pela segunda vez. Nos bastidores, é considerado um dos principais talentos, esperança de resultados em campo e de futuro retorno financeiro. Destaca-se pela qualidade no passe. É, também, o jogador mais novo a vestir a camisa do Fluminense, aos 16 anos.
Yan Phillipe - Atlético-MG
Autor de 11 gols em 30 jogos pelas categorias de base do Atlético-MG, o meia chega mais experiente para a 53ª edição do torneio. Na reta final de 2022, foi utilizado no elenco profissional pelo técnico Cuca. É um dos principais nomes revelados pelo clube nos últimos anos.
Guilherme Meira - Cruzeiro
O meia é mais um talento precoce. Embora tenha 17 anos, atua pela equipe sub-20 desde 2022 e tem grandes chances de ser promovido aos treinos com o elenco principal da Raposa. A polivalência no meio de campo e os passes precisos são os trunfos do cruzeirense.
Matteo - Internacional
Filho do ex-atacante Amoroso, o meia-atacante de 19 anos também se destaca pela capacidade de adaptação. Gosta de atuar por dentro, mas esbanja qualidade pelo setor canhoto do ataque. Em 2022, marcou quatro gols e serviu companheiros com uma assistência.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.