Em 2022, o mundo teve momentos marcantes no esporte, além do futebol — capítulo à parte para o qual preparamos um retrospectiva especial —, grandes campeonatos, vitórias e despedidas. O Correio Braziliense decidiu mostrar alguns desses momentos.
Fórmula 1
A grande vitória do holandês Max Verstappen no Grande Prêmio do Japão o consagrou bicampeão mundial de Fórmula 1 quatro rodadas antes do final do campeonato. Verstappen finalizou o campeonato de 2022 com 454 pontos, cerca de 146 pontos à frente do segundo colocado, o monegasco Charles Leclerc.
Basquete
Uma das maiores polêmicas da mundo do basquete foi a prisão da jogadora de basquete norte-americano Brittney Griner, de 32 anos, que foi detida em fevereiro na Rússia e condenada em agosto por tráfico de drogas, por estar com uma pequena quantidade de óleo de haxixe. Em dezembro foi autorizada uma troca de prisioneiros e ela continua sob custódia de autoridades norte-americanas.
Esportes Olímpicos
Rayssa Leal foi um dos nomes brasileiros mais citados no esporte. A fadinha, como é conhecida nas pistas, levou o skate brasileiro para todos os cantos do mundo. Representou seu país conquistando, aos 14 anos, titulos como Street League Skateboarding, X-Games e o STU Open 2022, se tornando bicampeã dessa competição.
No Mundial de Ginástica Artística de 2022, a atleta Rebeca Andrade se tornou a primeira ginasta brasileira a conquistar o ouro na categoria individual geral. E também se tornou a primeira ginasta brasileira a ser campeã mundial em duas categorias distintas: individual e salto.
A glória do surf masculino veio para o brasileiro Filipe Toledo, com a vitória no WSL Finals. Após conquistar o quarto lugar em 2015 e 2019, terceiro em 2018 e um vice em 2021, o lugar mais alto do pódio chegou em 2022, em Saquerema. Disputou a final com o também brasileiro Ítalo Ferreira.
Futebol Americano
Em 2022, o retorno da aposentadoria de Tom Brady se tornou um dos grandes assuntos do esporte. Cerca de quarenta dias após o anúncio de sua aposentadoria e vários rumores, Brady anunciou que retornaria aos Buccaneers para a temporada de 2022.
Em dezembro de 2022, Brady, também conhecido como Goat, completou 22 anos na liga de futebol americano (NFL).
Saiba Mais
Grandes despedidas
O ano de 2022 ficou marcado grandes despedidas no esporte, confira algumas:
Sebastian Vettel
O alemão tetracampeão mundial de Fórmula 1 decidiu se aposentar das pistas. O Grand Prix de Abu Dhabi 2022 foi a última corrida de sua carreira pela Aston Martin.
Serena Williams
Considerada uma das maiores tenistas da atualidade, vencedora de 23 torneios de Grand Slam, encerrou a carreira aos 40 anos, em setembro de 2022.
Gerard Piqué
O estádio Camp Nou em Barcelona, na Espanha, foi o palco de sua despedida dos gramados. Após 18 anos de carreira e 14, jogando no Barcelona, o zagueiro espanhol decidiu se aposentar em novembro.
Roger Federer
Um dos maiores tenistas da história, anunciou a aposentadoria em setembro, aos 41 anos, após uma série de lesões.
Diego Ribas
Surgiu nas categorias de base do Santos e fez carreira na Europa, voltou ao Brasil em 2016, tornando-se um dos ídolos do Flamengo. Anunciou aposentadoria com 37 anos e atuou durante a Copa do Mundo como comentarista da TV Globo.
*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.