Em ano de Copa do Mundo, o que não pode faltar é falar de futebol. O esporte está no sangue brasileiro e, em 2022, grandes acontecimentos marcaram o mundo. Grandes vitórias no futebol e uma grande perda também deixou marcas.
Despedida do Rei Pelé
A morte de Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé, foi confirmada na tarde da última quinta-feira (29/12). A informação oficial do Hospital Israelita Albert Einstein foi que Pelé morreu em decorrência de uma falência múltipla de órgãos, em decorrência da progressão de um câncer de cólon.
Nas redes sociais, famosos lamentaram a perda do camisa 10. Jogadores como Neymar e Kylian Mbappé homenagearam o rei.
Copa do Mundo
Nos últimos dois meses, o mundo respirou futebol. A Copa do Mundo no Catar foi um campeonato de surpresas, vitórias inesperadas, derrotas, zebras e lesões. A Argentina foi consagrada tricampeã do mundo em uma vitória espetacular contra a seleção francesa, em uma decisão nos pênaltis.
O Mundial do Catar foi marcado por diferentes manifestações em prol dos direitos sociais. A receptividade do país-sede contrasta com as denúncias de violação dos direitos humanos. Os dois assuntos mais contados foram os direitos das mulheres e repreensão de afetos homoafetivos.
A seleção iraniana foi a primeira a se posicionar após a abertura do torneio. Os jogadores decidiram não cantar o hino do país, em respeito aos direitos das mulheres, já que no Irã elas são proibidas de frequentar estádios de futebol. A Alemanha protagonizou uma das manifestações mais emblemáticas da Copa. Antes da partida contra o Japão, os jogadores posaram para a foto oficial com a mão na boca, simbolizando o posicionamento da seleção contra a decisão da Fifa de proibir a braçadeira escrita “One Love”, em apoio à comunidade LGBTQIA+.
Fim da Era Tite
Após seis anos, um título conquistado e duas participações em Copas do Mundo, a queda inesperada da seleção nas oitavas de final no Mundial do Catar deu fim ao período do técnico Tite à frente da Seleção Brasileira.
A seleção saiu da competição nas oitavas de final, em sétimo lugar, pior campanha na tabela desde a Copa de 1990.
A CBF estuda o sucessor de Tite no cargo. O ex-comandante garantiu que não palpitará sobre o novo eleito. Nomes como Zinedine Zidane, Ancelotti, Fernando Diniz, Jorge Jesus, Dorival Junior, Pep Guardiola e Mano Menezes foram cotados para o cargo.
Flamengo
O Flamengo conquistou em outubro o tricampeonato da Copa Libertadores da América. O time carioca derrotou o Athletico Paranaense por 1 x 0 no Estádio Monumental de Guyaquil, no Equador, com o gol decisivo de Gabriel Barbosa. O jogador superou Pelé e igualou Zico na lista de brasileiros com mais gols na competição, marcando quatro vezes. O time se juntou ao Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Santos na lista dos clubes brasileiros com três conquistas continentais.
O time rubro-negro também conquistou em outubro a Copa do Brasil contra o Corinthians, em uma decisão de pênaltis acirrada. O gol de Rodinei deu o tetracampeonato para o time carioca.
Champions League
O Real Madrid é o grande campeão da maior Champions de todos os tempos. O time comandado pelo italiano Carlo Ancelotti, venceu o Liverpool em um jogo emocionante. O brasileiro Vini Jr. brilhou e marcou o gol do título do clube.
Após a vitória contra o time inglês, o time de Madrid enfrentará o Flamengo, pelo Mundial de Clubes. O confronto ainda não tem data e local defenidos.
Bola de ouro
O jogador do Real Madrid, Karim Benzema, conquistou a Bola de Ouro, uma tradução direta para o Ballon D’Or. O rendimento, auxiliado por um forte fator de decisão nas horas difíceis em que se precisou do argelino naturalizado francês, o colocou à frente do prêmio.
A ordem dos melhores no prêmio seguiu com Sadio Mané em segundo; Kevin De Bruyne, do Manchester City, em terceiro; e Robert Lewandowski, em quarto. Com a conquista de Benzema, a França iguala a Alemanha e a Holanda como os maiores vencedores do prêmio, com sete jogadores.
Endrick: a jóia do DF
Com apenas 16 anos, o atacante Endrick chamou a atenção do país inteiro com duas grandes apresentações com a camisa do Palmeiras. Nascido em 2006, no Distrito Federal, o jogador é considerado "novo menino de ouro do futebol brasileiro". O brasiliense é uma das maiores revelações das categorias de base do Palmeiras nos últimos anos.
O clube paulista anunciou no início de dezembro o acordo com o Real Madrid para a transferência do jogador em julho de 2024, quando o jovem completará 18 anos. “Concretizamos a maior negociação da história do futebol brasileiro. A proposta do Real Madrid é compatível com o enorme talento do Endrick e corresponde às metas esportivas e financeiras que estabelecemos desde o início das tratativas”, disse, em nota, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira.
*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.