Após a morte de Pelé, na tarde desta quinta-feira (29/12), a família do atleta planeja pedir para o Santos Futebol Clube, time que o jogador defendeu por 18 anos, para “aposentar” a camisa 10, usada pelo craque quando estava no clube. A espécie de “beatificação” do número é uma forma de homenagear o Rei do Futebol.
- Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, morre aos 82 anos em São Paulo
- Hors concours: Pelé, o maior e melhor esportista da história
- Relembre a trajetória de Pelé na Seleção Brasileira: gols, títulos e jogos
- Atleta do século: veja os principais prêmios e homenagens a Pelé
As informações são da TV Globo. Pelé morreu nesta quinta-feira (29/12), aos 82 anos, devido a falência múltipla dos órgãos causada por complicações de um câncer no intestino. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro, quando os médicos pediram uma observação mais próxima para reavaliar o tratamento de quimioterapia contra o câncer, que já não se mostrava tão eficaz.
Foi pelo clube da Vila Belmiro que Edson Arantes Nunes se tornou conhecido e reverenciado pelo futebol único. Pelo Santos, Pelé se tornou bicampeão da Libertadores, em 1962 e 1963, e bicampeão mundial.
Também foi durante a passagem do Rei no clube que ele e os colegas conseguiram o feito de interromper uma guerra civil na Nigéria ao visitarem o país durante uma excursão pela África. Durante um amistoso contra a seleção nigeriana contra o Peixe houve cessar fogo nas ruas do país — Pelé e os colegas venceram os nigerianos por 2 a 1.
Ao todo, são mais de 20 títulos conquistados por Pelé para o Santos, entre eles seis títulos brasileiros, três torneios Rio-São Paulo e 10 edições do Campeonato Paulista — além de 1.091 gols em 1.116 batidas disputadas. Não é exagero dizer que foi Pelé quem deu à camisa 10 de qualquer time o peso de ser usada apenas pelo melhor jogador.
Neymar resumiu a importância de Pelé para a camisa 10. “Antes de Pelé, '10' era apenas um número. Li essa frase em algum lugar, em algum momento da minha vida. Mas essa frase, linda, está incompleta. Eu diria que antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo”, escreveu o craque em uma homenagem ao Rei do futebol.
O Santos é tão importante para a carreira de Pelé que será no estádio do clube, o Urbano Caldeiro ou Vila Belmiro, onde o último adeus ao Rei do Futebol será dado. Ainda não há informações sobre data e horário e se a cerimônia será aberta ao público.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.