Um projeto na cidade argentina de Mar del Plata, na província de Buenos Aires, deseja alterar o nome do estádio José María Minella. O motivo: homenagear o goleiro titular e campeão da Copa do Mundo Qatar-2022, Emiliano "El Dibu" Martínez. A informação é da TNT Sports Argentina.
O estádio para pouco mais de 35 mil espectadores é dividido por dois clubes da cidade, Aldosivi e Alvarado, que disputarão em 2023 o clássico mais importante da história interna. Isto porque "El Tiburón" e "El Matadero" se encontram juntos na segunda divisão nacional pela primeira vez na história, podendo jogar o primeiro duelo com o campo de jogo com este novo nome.
Além disso, o estádio foi construído em 1976, para a edição do Mundial de 1978. A Seleção Brasileira jogou três dos seis jogos da primeira fase que foram recebidos no local: empatou a um gol contra a Suécia e sem gols contra a Espanha, para então vencer a Áustria na última rodada pela diferença mínima. O nome atual homenageia um ex-jogador, ídolo do Gimnasia de La Plata e do River Plate. Minella foi o primeiro a nomear um estádio na Argentina, sendo precedido por Diego Maradona e Mario Kempes.
A pouca tradição futebolística da cidade justificou a saída de "Dibu" para a Europa e é impulsionada por um fator raro: o futebol não é o esporte mais importante de Mar del Plata. Com clubes importantes como Quilmes e Peñarol (com representantes homônimos nos gramados do sul portenho e do Uruguai, respectivamente), o basquete comanda na região, berço dos ala-armadores Vítor Benite, campeão pelo Flamengo, e Manuel Ginóbili, campeão da liga americana, a NBA, pelo San Antonio Spurs.
*Estagiário sob supervisão de Victor Parrini
Saiba Mais