A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) realizou na tarde desta quarta-feira (21/12) o sorteio da fase inicial da Copa Sul-Americana. Clubes de oito países do continente conheceram seus rivais na fase nacional para a disputa prévia à fase de clubes.
Representantes de Brasil e Argentina, pelo regulamento, estreiam na fase de grupos junto aos 16 clubes vindos da primeira etapa e os quatro eliminados da terceira fase da Libertadores. O sorteio das divisões da segunda fase está previsto para março de 2023.
Os confrontos foram definidos com mando para o primeiro sorteado, independentemente de sua posição no ranking Conmebol. O vencedor será decidido em partida única. Uma curiosidade ficou nos duelos da cidade de Santa Cruz de La Sierra, entre Guabirá e Oriente Petrolero, sem necessidade de sorteio pelo local definido, pois todos os clubes deste país são advindos desta cidade, após as aparições das bolinhas de Blooming e Atlético Palmaflor.
O Uruguai contará com o seu Clássico do Terceiro Grande, entre Defensor e Danúbio, tetracampeões nacionais, ferrenhos rivais pelo posto restante do pódio do país platino, depois de Nacional e Peñarol. Confira os duelos sorteados da primeira fase da Sul-Americana:
Bolívia
Blooming x Atlético Palmaflor
Oriente Petrolero x Guabirá
Chile
Cobresal x Palestino
Audax Italiano x Universidad Católica
Colômbia
Tolima x Junior de Barranquilla
Águilas Doradas x Santa Fé
Equador
LDU x Delfín
Emelec x Deportivo Cuenca
Paraguai
Guaraní x Sportivo Ameliano
Tacuary x General Caballero
Peru
Universidad César Vallejo x Deportivo Binacional
Universitario x Cienciano
Uruguai
Defensor x Danubio
River Plate x Peñarol
Venezuela
Caracas x Academia Puerto Cabello
Estudiantes de Mérida x Deportivo Táchira
*Estagiário sob supervisão de Victor Parrini
Saiba Mais