COPA DO MUNDO

Saiba como os franceses acompanharam a final da Copa na Embaixada

Fechado para convidados, o encontro contou com a presença de funcionários da residência francesa, figuras políticas e representantes de outras embaixadas europeias. Apesar da festa, o título ficou com os argentinos

A final da Copa do Mundo entre Argentina e França, neste domingo (18/12), teve emoção até o último segundo. Nesse clima de decisão, a Embaixada da França em Brasília recebeu convidados para acompanhar o duelo que deu o tricampeonato para os hermanos com a vitória por 4 x 2 nos pênaltis, após o 3 x 2 com bola rolando. Apesar da tensão e rivalidade, o clima de paz tomou conta da residência francesa com aplausos orgulhosos.

O Encarregado de Negócios da Embaixada, Olivier Fontan, foi quem abriu as portas da residência para receber os convidados. Ele destacou que assistir à partida ao lado de amigos e convidados proporcionou um “momento lindo” para quem esteve presente.

A jornalista Rossane Lemos também aproveitou o encontro especial. “A gente olha o jogo, mas isso é somente uma parte do encontro. A parte mais importante é a reunião, aquela hora que todos cantam o hino em pé e com a mão no coração dá um sentido de pertencimento”, ressaltou.

Para Mathilde Teruya, o que realmente importa é a festa e não o resultado. "É uma alergia excepcional assistir ao jogo aqui", disse.

Adriana Rizzo Bourdoiseau não gostou da derrota, mas entende. "Eu vim super animada pensando que a gente ia ganhar o tricampeonato", conta.

Entre a torcida dos Bleus, uma figura com a bandeira da Argentina estendida a todo tempo chamou a atenção. Apesar do destaque diante de tantos franceses, a "forasteira" não topou falar com a reportagem, mas expressou grande felicidade pelo título de campeão do mundo para a trupe de Lionel Messi.

Rayssa Loreen/CB/D.A Press - Torcedora da Argentina "invade" a festa da final na Embaixada da França em Brasília

O jogo foi transmitido em um telão, na área externa da residência da Embaixada da França. Os convidados eram funcionários do local, familiares e representantes de outras missões europeias. De casa cheia, os torcedores franceses não conseguiram comemorar o tricampeonato, mas aplaudiram a Argentina após o último pênalti convertido em gol.

*Estagiária sob a supervisão de Victor Parrini