São Paulo — O Prêmio eSports Brasil (PeB) de 2022 entrou em cena nesta sexta-feira (16/12) com uma missão que ia muito além de homenagear os destaques da temporada no cenário gamer do país. Desde o lançamento da sexta edição, o evento se propôs a reconhecer no palco de premiação a crescente representatividade feminina na comunidade e se colocou como um vetor para ampliar ainda mais o espaço delas no universo nacional.
Missão colocada em prática com louvor no Memorial da América Latina, em São Paulo. A premiação das três categorias voltadas especialmente para as jogadoras foi um dos pontos altos da noite de premiação. As disputas de Melhor Atleta Feminina de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), Valorant e Rainbow Six Siege deu início a uma trajetória de reconhecimento que promete ser constante nas próximas edições do PeB.
O movimento de ampliação do reconhecimento feminino no cenário se dá, inicialmente, no crescimento do número de jogadoras presentes no evento. Em 2021, eram somente três jogadoras na disputa. No PeB 2022, foram 18. Fruto das mudanças arquitetadas através de diálogos dos organizadores da premiação com representantes da indústria (comunidade, atletas e patrocinadores).
No Valorant, Daiki foi escolhida a melhor jogadora do ano. No discurso, já com o troféu nas mãos, a jogadora de 18 anos do Team Liquid fez questão de reconhecer o talento das outras concorrentes: Bstrdd e Olga. "Eu não estava esperando. Ainda estou meio em choque. Eu esperava que a Bstrdd ganhasse, porque ela é uma menina incrível e atuou muito bem neste ano. Eu já estava feliz só de ter sido indicada", vibrou.
Na premiação de Melhor Atleta de Rainbow Six Siege, a emoção da vencedora no palco foi um dos momentos mais marcantes da noite e arrancou aplausos da plateia que lotou o Memorial da América Latina. Luli, atleta da W7M, ficou com o troféu da categoria e não segurou as lágrimas no discurso de agradecimento. “Queria muito agradecer a todos que fizeram isso ser possível”, ressaltou a jogadora argentina.
O PeB 2022 também celebrou o futuro do cenário feminino com a premiação de atleta relevação. Vencedora da categoria na edição de 2021, Daiki anunciou Bizerra, jogadora de Valorant, como sucessora no posto. “Queria começar falando o quão é emocionante estar em um evento desse ao lado de tantas pessoas que eu sempre acompanhei. Consigo ver muitas conquistas nesse troféu, esforço e dedicação de um ano todo. Ano passado estava assistindo na TV e, hoje, estou aqui”, disse, emocionada.
No CS:GO, quem levou a premiação foi Olga Rodrigues. “Estou muito feliz de estar aqui hoje. Sempre sonhei com esse prêmio. É a primeira vez que chego nas finais. Só consigo agradecer a todos que me ajudaram a chegar aqui e me acompanham nos jogos, nas lives e nos chats”, agradeceu a jogadora da Fúria, uma das maiores organizações brasileiras da modalidade. No PeB 2022, Olga levou a melhor na disputa individual contra Yungher e Iza.