FUTEBOL NACIONAL

Mercado da Bola: as movimentações nos clubes para 2023 em meio à Copa

Durante a disputa do Mundial no Catar, as principais equipes do futebol brasileiro se movimentam de olho no início da próxima temporada

Saiba Mais

A Copa do Mundo Qatar-2022 ainda segue atraindo as atenções de todo o globo terrestre pela dimensão de disputa e pelo desfecho a ser conhecido neste domingo (18/12). No entanto, durante o período da competição, os principais times do futebol brasileiro aproveitaram para abrir os trabalhos na ampla janela de transferências.

A rotatividade dos técnicos, a repatriação de jogadores do Brasil no exterior e a repetição de passagens são apenas alguns dos aspectos presentes neste início de transações no mercado da bola. O Correio mostra, a seguir, como os principais clubes do país têm se preparado para a temporada 2023.


Atlético-MG

O Galo iniciou seu projeto para o ano seguinte confirmando seu comandante. Trata-se do argentino Eduardo Coudet, ex-Inter. “El Chacho” terá ao seu lado o repatriado Paulinho, atacante ex-Bayer leverkusen da Alemanha, recém-chegado e já apresentado na capital mineira.


Botafogo

O Glorioso já havia firmado, antes do fim do último Campeonato Brasileiro, com o seu primeiro reforço. O meia Marlon Freitas, vindo do Atlético-GO, assinou pré-contrato e já estará à disposição do português Luís Castro em General Severiano.


Corinthians

Uma solução interna dá confiança aos planos do Timão para 2023. Ex-auxiliar técnico e filho do lendário lateral Zé Maria, Fernando Lázaro é o novo dono da prancheta alvinegra. Ao lado dele, um xodó também desembarcou no CT Joaquim Grava: o atacante paraguaio Ángel Romero, que vestiu a camisa alvinegra entre 2014 e 2019.


Cruzeiro

A Raposa foi em massa atrás de novas caras em seu retorno à elite do futebol nacional. Entre os principais jogadores estão os meias Ramiro e Mateus Vital, ambos advindos do Corinthians, e o goleiro Anderson, ex-Athletico Paranaense, com pré-contrato firmado. Além destes, o zagueiro Neris e o atacante Rafael Bilu estão às ordens do treinador uruguaio Paulo Pezzolano.


Flamengo

O atual campeão da América e da Copa do Brasil teve mudança importante em seu banco de reservas: com a despedida de Dorival Júnior, o português Vítor Pereira chega à Gávea após o fim do contrato com o Corinthians, em 31 de dezembro. Dentro das quatro linhas, o Fla ainda não anunciou novidades.


Fluminense

Ofuscado pelo titular Mariano, no Atlético-MG, o lateral-direito Guga achou nova casa no Rio de Janeiro. O atleta é o primeiro reforço Tricolor e logo estará à disposição do técnico Fernando Diniz, quando de sua chegada às Laranjeiras.


Grêmio

Após um rebaixamento por ‘acidente’ em 2021, o Imortal volta à Série A com uma leva de reforços anunciados até o momento. Entre os destaques, figuram o lateral-direito Reinaldo, ex-São Paulo, o meia Pepê, vindo do Cuiabá, e o zagueiro Bruno Uvini, saído do futebol japonês. O meio-campista Everton Galdino também é novidade, ao chegar do Tombense.


Internacional

O vice-campeão da elite conta uma repatriação diferente em seu único reforço até o momento. Isso porque o zagueiro Mário Fernandes, emprestado do CSKA de Moscou no período de um ano, é um brasileiro naturalizado russo.


Palmeiras

O único caso envolvendo o campeão brasileiro de 2022 e o mercado de transferência é o acordo de venda de sua maior joia. O atacante Endrick tem acordo firmado junto ao Real Madrid para sair em julho de 2024, quando alcançar a maioridade. O montante recebido pelo alviverde ronda em mais de R$ 400 milhões atualmente. Apesar da bagatela, o Verdão segue sem apresentar nomes para a disputa da temporada de 2023.


Santos

Além do técnico Odair Hellmann, o Peixe inicia a temporada com várias novidades. Entre elas se encontram o meia-atacante colombiano Stiven Mendoza e o zagueiro Messias, ambos vindos do Ceará, o lateral-direito João Pedro, ex-Cuiabá, e o volante Dodi, com última passagem no Japão.


São Paulo

Mais um time a anunciar uma série de novos atletas é o Tricolor do Morumbi. Ao lado do técnico Rogério Ceni chegam o meio-campista Wellington Rato, do Atlético-GO, o goleiro Rafael, ex-suplente no Atlético-MG, além do meio-campista Pedrinho, emprestado pelo Lokomotiv de Moscou, da Rússia, durante todo o ano.


Vasco

Os primeiros passos do regresso vascaíno à primeira divisão foram apresentados com o anúncio de Maurício Barbieri como treinador e Abel Braga como diretor técnico. Dentro de campo, a investida cruzmaltina foi no vice-artilheiro do Brasileirão 2022: com 19 gols, cinco a menos em relação ao argentino Germán Cano, Pedro Raul chega à Colina Histórica após acordo envolvendo o Kashiwa Reysol, clube japonês que foi o antigo detentor dos direitos do atacante.

*Estagiário sob supervisão de Victor Parrini

Saiba Mais