A Copa do Mundo Qatar-2022 está com quase tudo definido. No próximo domingo (18/12), Argentina e França duelam pela taça de Campeão do mundo, no Estádio Icônico de Lusail, às 12h. As duas seleções tem o mesmo número de taças e entram em campo em busca do tricampeonato. Alemanha, Brasil e Itália também já experimentaram ser tricampeões.
A última seleção a formar a trinca foi a Alemanha, no Mundial de 1990, na Itália. Naquele ano, os alemães superaram Iugoslávia, Emirados Árabes Unidos e Colômbia na fase de grupos. No mata-mata, passaram por Holanda, Tchecoslováquia e, nos pênaltis, pela Inglaterra. A grande decisão foi contra a Argentina, o mesmo adversário da Copa de 1986, quando os hermanos conquistaram o bicampeonato. Buscando a vingança, a Alemanha foi campeã com gol de pênalti, aos 40 do segundo tempo, marcado por Brehme.
Agora, chegou a vez de Argentina e França decidirem o próximo tricampeão do mundo. A seleção albiceleste também teve chance em 2014, mas foi novamente derrotado pela Alemanha por 1 x 0, na prorrogação. Por outro lado, essa é a primeira oportunidade que os franceses tem, já que o bicampeonato foi conquistado na Rússia, em 2018.
A campanha do time de Kylian Mbappe foi praticamente impecável. Na fase de grupos, o time enfrentou Austrália, Dinamarca e Tunísia e a única derrota foi diante do time africano. No mata-mata, eliminou a Polônia de Lewandowski, a Inglaterra de Kane e o Marrocos de Hakimi.
A Argentina começou a trajetória no Catar com uma derrota para a Arábia Saudita, resultado que quebrou uma invencibilidade de 37 jogos. Mesmo assim, os comandados por Lionel Scaloni não se abalaram e logo depois venceram do México e da Polônia, chegando às oitavas de final contra a Austrália. Na sequência, se encontraram com Holanda e Croácia.
Outros tricampeões
Além de maior campeão do mundo, a Seleção Brasileira foi a primeira se consagrar tricampeã, em 1970. A grande final foi contra a Itália, no Estádio Azteca, na Cidade do México. Os brasileiros contaram com os gols de Pelé, Gerson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres para tirarem da garganta o grito de campeão, oito anos após o bicampeonato. Boninsegna marcou o único gol italiano na partida.
Por outro lado, a Itália emplacou o terceiro título de campeão do mundo três mundiais depois, em 1982. Os italianos cravaram um placar por 3 x 1 em cima da Seleção Alemã, com gols de Rossi, Tardelli e Altobelli. Breitner descontou para a Alemanha.
*Estagiária sob a supervisão de Victor Parrini