ARGENTINA

Deputada mexicana propõe declarar Lionel Messi 'persona non grata' no país

Polêmica sobre o desrespeito de Messi com o México começou após o vídeo de comemoração no vestiário argentino vir a tona, causando revolta sob alguns mexicanos; entenda

O vídeo que mostra o atacante argentino Lionel Messi pisando na camisa do México no vestiário, em um momento de comemoração, permanece causando polêmica. Na quarta-feira (7/12), a deputada mexicana María Clemente García Moreno apresentou um projeto para tornar o jogador uma persona non grata no país.

Em um dos vídeos da comemoração, Messi apareceu pisando no uniforme do rival, o registro foi feito após a vitória da Argentina por 2 a 0 sobre o México, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

Segundo a deputada, a atitude do argentino constitui uma "afronta contra a identidade nacional" do México. A parlamentar apresentou um projeto ao congresso mexicano para tentar atribuir a nomenclatura de "persona non grata dentro do território dos Estados Unidos Mexicanos ", a Messi.

O campeão mundial de boxe Canelo Alvarez, mexicano, chegou a acusar o camisa 10 argentino de desrespeitar o México. "Viram o Messi limpando o chão com a nossa camisa e bandeira? É melhor ele rezar a Deus para que eu não o encontre", disse o pugilista.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

Saiba Mais