FUTEBOL FEMININO

Com evolução do DF, CBF divulga o ranking nacional de clubes femininos

Quatro times da capital federal aparecem na lista atualizada da CBF. Desempenho das agremiações locais em 2022 também alavancou a Federação de Futebol do Distrito Federal

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atualizou, na última segunda-feira (6/12), o Ranking Nacional de clubes femininos, feito a partir do cálculo sobre o desempenho em competições nas últimas cinco temporadas. Quatro times do Distrito Federal aparecem na lista entidade: Minas Brasília, Real Brasília, Cresspom e Legião.

O Real Brasília saltou posições em relação ao último ranking divulgado. Em 2022, a equipe chegou às quartas de final do Brasileirão Feminino e conquistou o tetracampeonato candango. Na lista da CBF, saiu da 25ª colocação para a 13ª do balanço anual, com 5.608 pontos.

Presidente do Real Brasília, Luis Felipe Belmonte enxerga o time como referência de seriedade e competência no DF. "Em praticamente três anos, conseguimos estar na primeira divisão por duas temporadas seguidas, ganhar quatro campeonatos locais, ir à semifinal da Supercopa do Brasil e terminar o ano em 5º lugar no Brasileiro, à frente de muitos clubes de tradição e de renome", ressaltou.

"Ficamos extremamente felizes com o resultado e estamos muito agradecidos ao empenho e lealdade de nossas atletas e da Comissão, assim como a Diretoria de Futebol, que fazem um trabalho muito qualificado e hoje colhem os frutos", complementou Belmonte.

Embora seja o candango mais bem ranqueado, com 6.176 pontos, o Minas Brasília caiu quatro posições. Em 2021, ocupou a 8ª colocação e hoje figura na 12ª. Para o treinador Rodrigo Campos, a presença entre os grandes clubes é o resultado de um trabalho bem feito. "Ser, atualmente, um dos principais clubes do país nos deixa muito felizes, é a certeza de que temos um projeto sólido e consolidado no cenário nacional", afirmou.

O Cresspom aparece na 20ª posição. O time também disputou na elite do futebol feminino em 2022. Mesmo com o rebaixamento para a série A2, as Tigresas do Cerrado subiram 19 posições e somam 3.896 pontos. O último time que figura entre os destaques da capital é o Legião, que competiu na série A3 do Brasileirão nesta temporada. A equipe ocupa o 73° lugar, com 640 pontos.

A representatividade dos times femininos do DF também garantiu boa colocação entre as Federações. A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) aparece em 4º na lista, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Comparado ao ranking anterior, a FFDF subiu duas colocações e soma 16.320 pontos.

Corinthians é líder pela terceira vez

Referência no futebol feminino, o Corinthians lidera o ranking da CBF pelo terceiro ano consecutivo. Nesta temporada, o Timão conquistou o tetracampeonato no Brasileirão Feminino e o título inédito da Supercopa do Brasil. O esquadrão paulista soma 11.680 pontos.

Pelo segundo ano, a Ferroviária ocupa a vice-liderança com 8.848 pontos. Internacional (8.460), Avaí/Kindermann (8.336), e Flamengo (8.120) completam o top 5. Empatados com 228 pontos, Clube Jaó, Comercial MS, Gurupi, Porto Clube e Santana são os últimos cinco times na lista da CBF.

*Estagiária sob a supervisão de Victor Parrini