Com o mês de dezembro começando a ir-se, falta cada vez menos para os playoffs da National Football League (NFL), a serem disputados em janeiro. Entretanto, a equidade na tabela de classificação, tônica vinda desde o princípio da competição, é ingrediente a mais na disputa para a definição das vagas e dos confrontos em ambas conferências para o mata-mata. Com clima eliminatório, a Semana 13 mostrou a proximidade da forte disputa.
Uma mostra do nível da competitividade nesta temporada está em um duelo da NFC Leste. Em Nova York, os Giants não aproveitaram o fator casa para bater o Washington Commanders, que apesar de lanterna na divisão, é postulante à rodada de wild card, em uma espécie de oitavas de final. A batalha no Metlife Stadium terminou em 20 x 20, apesar da prorrogação, o segundo empate nesta temporada.
Para ser campeão, ao vencer o Super Bowl, vale a máxima de que “ataques ganham jogos e defesas ganham campeonatos”. Suplantado nessa lógica, o San Francisco 49ers, sobretudo em seu principal defensor, o defensive tackle Nick Bosa, foi impecável e bateu o Miami Dolphins em casa, por 33 x 17. A nota negativa ficou na lesão grave do quarterback Jimmy Garoppolo, fora do restante da temporada. Em seu lugar, entrou e representou bem o suplente Brock Purdy, último nome recrutado do futebol americano universitário, no Draft deste ano.
Em forte recuperação na temporada, o Cincinnati Bengals aproveita de seu “modo playoffs” para somar triunfos. O atual vice-campeão da liga vem de uma sequência de quatro vitórias e subiu à ponta da AFC Norte. A última vítima foi o Kansas City Chiefs, possível rival durante o mata-mata, batido por 27 x 24.
Outra franquia a vir forte é o Dallas Cowboys. Sua vitória imponente e incontestável no último Sunday Night Football, por 54 x 19, contra o Indianapolis Colts, rende aos texanos a quarta melhor campanha da NFL entre as 32 equipes. Dita ascensão dá a um time encaixado, com um lançador de elite como Dak Prescott, recuperado de lesão, um quê de favoritismo para a reta final do campeonato.
Poucos nomes históricos do futebol americano conseguem virar um placar desfavorável de 13 pontos em cinco minutos. Um deles é simplesmente o maior campeão do esporte. Tom Brady aprontou mais uma das suas no último Monday Night Football, ao remontar com o Tampa Bay Buccaneers sobre o New Orleans Saints por 17 x 16. Além de consolidar a liderança da NFC Sul, os Piratas praticamente tiraram dos rivais da Louisiana o sonho de ir à pós-temporada, consolidando a formação da flor de lis em uma das altas para o Draft seguinte.
Confira os resultados dos jogos da Semana 13 da NFL:
Quinta-feira — 1º/12
New England Patriots 10 x 24 Buffalo Bills
Domingo — 4/12
Philadelphia Eagles 35 x 10 Tennessee Titans
New York Giants 20 x 20 Washington Commanders
Detroit Lions 40 x 14 Jacksonville Jaguars
Baltimore Ravens 10 x 9 Denver Broncos
Atlanta Falcons 16 x 19 Pittsburgh Steelers
Minnesota Vikings 27 x 22 New York Jets
Houston Texans 14 x 27 Cleveland Browns
Chicago Bears 19 x 28 Green Bay Packers
San Francisco 49ers 33 x 17 Miami Dolphins
Los Angeles Rams 23 x 27 Seattle Seahawks
Las Vegas Raiders 27 x 20 Los Angeles Chargers
Cincinnati Bengals 27 x 24 Kansas City Chiefs
Dallas Cowboys 54 x 19 Indianapolis Colts
Segunda-feira — 5/12
Tampa Bay Buccaneers 17 x 16 New Orleans Saints
* Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz
Saiba Mais