Única seleção de camisa consolidada sem um título da Copa do Mundo no currículo, a Holanda segue viva na tentativa de colocar a primeira estrela acima do escudo. Um dos times de melhor campanha da primeira fase, a Laranja Mecânica fez valer o favoritismo e preencheu a primeira vaga nas quartas de final do Mundial do Catar. Neste sábado (3/12), o time europeu bateu os Estados Unidos, por 3 x 1, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, e, agora, aguarda Argentina ou Austrália.
Fora da edição de 2018, a Holanda teve oito anos para se reestruturar sob o comando do técnico Louis van Gaal desde o terceiro lugar na Copa do Mundo de 2014, conquistado com vitória sobre o Brasil, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Carente de um título mundial, a Laranja Mecânica se reformulou e, liderada por nomes como Memphis, Gakpo e Van Dijk, criou casca para, enfim, superar a sina de não chegar ao topo. O time europeu tem três vices nas edições de 1974, 1978 e 2010.
A sétima participação nas quartas de final da Copa foi confirmada com eficiência na criação das jogadas ofensivas e no talento individual. O jovem time americano foi propositivo nos primeiros minutos e atuou com a bola no pé, mas tinha dificuldades de acelerar o jogo. Mais rápida na transição e com toques bastante propositivos, a Holanda encontrou o caminho a partir dos pés de Memphis, um dos melhores jogadores em campo, Blind e Dumfries. Os EUA esquentaram o jogo apenas no final, quando já era tarde.
No primeiro tempo, os Estados Unidos começaram a partida melhores e quase abriram o placar com Pulisic. Com marcação alta, os americanos incomodavam. Porém, no toque de bola, a Holanda respirou. Em rápida e bonita troca de passes partindo da defesa, a bola rodou o campo e chegou para Memphis chutar com qualidade: 1 x 0. Mesmo com mais posse, o US Team passou a esbarrar na marcação rival e foi novamente golpeado nos acréscimos. Em outra jogada construída, Blind completou cruzamento com força e ampliou.
O segundo tempo teve o mesmo cenário de posse dos EUA e a Holanda criando chances em jogadas trabalhadas. Porém, o período só esquentou quando os americanos diminuíram. Meio sem querer, Wright escorou cruzamento, a bola subiu e morreu na rede. O lance esquentou o jogo. Quando o US Team se lançou ao ataque, a Laranja Mecânica decidiu. Blind cruzou na medida e encontrou Dumfries totalmente livre para fazer o terceiro e sacramentar o resultado.
Primeira seleção a garantir sequência no Mundial do Catar, a Holanda vai conhecer o adversário por um lugar na semifinal ainda neste sábado (3/12). O rival sairá do confronto entre Argentina e Austrália. O jogo está marcado para ter bola rolando a partir das 16h, no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar. A partida para conhecer quem estará entre os quatro melhores times da Copa do Mundo de 2022 será na sexta-feira (9/12), às 16h, no Estádio Icônico de Lusail.
COPA DO MUNDO
Oitavas de final
Holanda 3 x 1 Estados Unidos
Estádio Internacional Khalifa, Doha, Catar
HOLANDA
Noppert; Timber, Van Dijk e Nathan Aké (De Ligt); Dumfries, De Roon (Koopmeiners), Frenkie De Jong e Blind; Klaassen (Bergwijn); Gakpo (Weghorst) e Memphis Depay (Simons)
Técnico: Louis Van Gaal
ESTADOS UNIDOS
Turner; Sergiño Dest (Yedlin), Zimmerman, Tim Ream e Robinson (Morris); Musah, Tyler Adams e McKennie (Wright); Tim Weah (Aaronson), Jesús Ferreira (Reyna) e Pulisic
Técnico: Gregg Berhalter
Gols: Memphis, aos nove, e Blind, aos 45 do primeiro tempo (Holanda) | Wright, aos 31 (Estados Unidos) e Dumfries, aos 35 (Holanda).
Cartões amarelos: Koopmeiners e De Jong (Holanda)